Conheça

Translate


Filosofia diária: o que é fé ?

Hoje acordei com vontade de discutir algo que todo mundo fala, mas que nem todo mundo compreende em sua totalidade. Fé. O que é fé ? Como ela se manifesta ? Para que ela serve afinal ?
Segundo a Biblia

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11; 1.
Não satisfeita fiz uma rápida pesquisa e encontrei esta definição de fé.

" Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. A se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha . A diferença entre eles é que ter é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor pelo que acredita,confia e aposta.
É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, uma crença popular, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião. A fé não é baseada em evidências, e portanto as alegações da fé não são reconhecidas pela comunidade científica. É geralmente associada a experiências pessoais e pode ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente no contexto religioso, usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular.
A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais e a motivos nobres ou estritamente pessoais. Pode estar direcionada a alguma razão específica ou mesmo existir sem razão definida. Também não carece absolutamente de qualquer tipo de evidência racional."
Fonte Wikipédia

Passei a me questionar. A fé é diretamente ligada a religião ? E cheguei a seguinte conclusão.
A fé não é diretamente ligada a religão, mas é a fé que dá sustentação para a existência da religião.

Daí você amigo leitor se pergunta. Porque agora ela vem "filosofar" sobre religião ?

Atualmente as pessoas tem despendido muito tempo em entender em que a religião pode afetar suas vidas. E muitas vezes de maneira errada acreditam que a fé é, diretamente, ligada a uma determinada religião e que sem a religião a fé não existe.
Mas este tipo de pensamente é completamente equivocado. Uma vez que a fé existe independente de religião.

Mas o que significa religião ?

"A Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças."

Fonte Wikipédia

é a certeza de poder fazer algo, mesmo quando tudo aponte para o insucesso do que se pretende.

Você pode não ter uma religião, mas você sabe que amanhã você terá que ir para escola, para o trabalho. Terá que fazer algo. Sabe que terá que encontrar alguém.

Muitas coisas na vida você tem plena certeza que fará, mesmo sendo uma mera ilusão que poderá nunca acontecer. O amanhã na realidade não existe. 

Você já parou realmente para pensar nisto. O amanhã não existe. E o ontem já se foi. O agora depende de você.

Aliás sua vida inteira depende somente de você. Mas o homem, de maneira geral, procura meios de justificar as coisas ruins que faz e procura desculpas para livrá-lo da culpa de ter deixado de fazer o que realmente importa.

Todos nós somos dualidade, BEM e MAU, não adianta tentar dizer que não somos porque somos. Na mesma proporção que podemos fazer o bem, podemos fazer o mau. Mas isto depende da nossa escolha.

Da mesma maneira todos nós temos fé, mas nem todos acreditam em Deus ou no diabo. Nem todos tem uma religião. Mas nem por isto deixamos de ter fé.

Fé é algo inerente a cada um, instransferível e inalienável, como a vida. Você não pode transferir sua vida para outra pessoa viver por você, como também você não deixa de acreditar que existe ar, sol, comida, pessoas, universo e tantas outras coisas.

É a fé que faz um músico iniciante correr atrás de seus objetivos. É a fé que faz uma pessoa não desistir de sua vida, mesmo estando num momento terminal de doença.

É a fé que faz aquilo que você mais deseja acontecer. A fé que faz você andar de olhos fechados na praia, sentindo o vento tocar sua pele, a fé de que nada pode te fazer mal algum.

É a fé que te faz fazer coisas que você duvida. Faz você prosseguir quando tudo parece perdido.

E você não precisa ter religião para ter fé. Mas você precisa da religião para ser disciplinado nos dogmas da Igreja para manter sua fé viva.

Porque a Biblia, demonstra que Jesus e Deus sempre estarão perto de quem se reunir em nome Deles. 

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18; 20
 E assim voltamos ao ponto. A Fé independe da religião, mas a religião depende da fé para existir.

A fé fez Stefani Germanotta se tornar a super estrela da música.
A fé faz com que milhares de pessoas prossigam todos os dias e não desistam de suas vidas. Mesmo com toda a dificuldade que a vida planta em seu caminho.
A fé faz o milagre acontecer.
A fé, que é a certeza inabalável de que algo pode se tornar real, move as pessoas todos os dias.
Apenas as pessoas andam meio distraidas por tudo que a vida tem mostrado.
As pessoas tem se distraido com dinheiro, fama, poder. As pessoas tem deixado sua fé adormecer, a ponto de pensar que nada do que elas façam ou tentem venha dar certo efetivamente.
Mas pessoas raras ainda tem se empenhado muito para mostrar à todos ao redor que a fé pode transformar o mundo.
E acredite numa coisa, Deus ainda tem muita fé na humanidade.
Sim, Deus acredita que o homem pode encontrar o caminho para o que é Bom e fazer o bem.
Porque se Deus tivesse perdido a fé na humanidade, com certeza não estariamos mais vivos.
O que falta é o homem aprender a ouvir o que realmente importa dentro de si mesmo. E parar de procurar fora de si, algo que esta dentro.
Todos nós temos medo. Não existe nenhum ser humano que possa dizer "eu não tenho medo de nada".
Precisamos descobrir apenas que existem muitas coisas nesta vida que são mais importantes e mais emergenciais que o medo. Daí encontramos a passagem para a coragem.

"Os que não agem convidam à violência e à vergonha. Quem age com bravura, reconhece o direito e a realidade.” 12 de junho de 1963 – Discurso sobre os Direitos Civis – Presidente John F. Kennedy in Fantasmas do Mississipi.
Lembre-se, somente você pode mudar a si mesmo. E somente você pode fazer com que o mundo ao seu redor mude também. Todos nós somos energia viva e a energia atraí o que você vibra.

Paz profunda

 Dryca Lys


0 comentários:

Ajude a Somália. Clique Aqui

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí