Acesse ou ligue CVV

Conheça


Abigail e Brittany Hensel: Um corpo, duas almas

Recebi um vídeo das irmãs adolescentes Abigail e Brittany Hensel, enviado pelo Iulo do Monótona e fiquei realmente surpreso com a história. Confesso que, embora não seja uma história muito recente, fui tomado pelo receio de publicar aqui no blog, sob pena de parecer sensacionalista, mas depois que li um pouco mais a respeito das garotas e das suas vidas, tomei a decisão de compartilhar aqui no blog, sobretudo porque elas levam uma vida absolutamente normal e, aparentemente, sem preconceitos ou traumas.
O título deste post é uma referência à matéria da revista Life, de 1998, que falava sobre as irmãs xipófogas. Abigail Loraine e Brittany Lee Hensel, que hoje tem 18 anos, dividem o mesmo corpo, as mesmas atividades e praticamente ocupam o mesmo espaço.
No vídeo abaixo você pode perceber como elas dividem tarefas do cotidiano, como os estudos. Cada cabeça controla uma mão.



De acordo com a publicação, o corpo das garotas é composto por:
– 2 cabeças
– 2 braços e mãos (eram originalmente três, mas um deles foi removido na infância)
– 2 espinhas ligadas pela base
– 3 e 1/2 pulmões
– 2 seios
– 2 corações com o sistema circulatório unido
– 1 fígado
– 2 estômagos
– 3 rins
– 2 bexigas
– 1 tórax
– 1 intestino grosso
– 1 sistema reprodutor feminino


De acordo com a Wikipedia, os gêmeos xifópagos, ou siameses, são monozigóticos, ou seja, formados a partir do mesmo zigoto. Porém nesse caso, o disco embrionário não chega a se dividir por completo, produzindo gêmeos que estarão ligados por uma parte do corpo, ou têm uma parte do corpo comum aos dois. O embrião de gêmeos xifópagos é, então, constituído de apenas uma massa celular, sendo desenvolvido na mesma placenta, com o mesmo saco aminiótico. Estima-se que dentre 40 gestações gemelares monozigóticas, uma resulta em gêmeos interligados por não separação completa.
Num outro tipo de gêmeos xifópagos (hoje sabidamente mais comum) a união acontece depois, ou seja, são gêmeos idênticos separados que se unem em alguma fase da gestação por partes semelhantes: cabeça com cabeça; abdômen com abdômen; nádegas com nádegas, etc. Quando vemos alguma notícia de gêmeos que foram “separados” por cirurgia, trata-se, quase sempre, de um caso destes.
No MDig, encontrei algumas fotos das garotas, que ilustram um pouco mais a histórias delas.



Fonte: Colunistas IG e Youtube.

0 comentários:

 

Visitantes do mundo

Prêmio Quality

Prêmio Quality
Profissional do Ano 2014

Dryca Lys

Rádio Vale do Acaí