Translate

Pray For Mexico, Puerto Rico, For The World Peace


Brad Cohen (Front of The Class) concede entrevista ao Morango Acido

Brad Cohen
Existem pessoas que, mesmo possuindo muitos fatores que as impedem de desenvolver as atividades comuns na sociedade, brilham e não se itimidam com as dificuldades impostas pela vida.
Brad Cohen é um exemplo vivo de que, mesmo com as maiores impossibilitações impostas pela vida, todos podemos vencer as barreiras e fazermos a diferença nesta vida.
E o seu legado ecoará pela eternidade.
Brad Cohen cresceu em St. Louis, Missouri. O pequeno Brad sempre foi visto como um garoto indisciplinado e mal comportado porque ele tinha constantes "tiques" e produzia sons variados dentro da sala de aula, nem a família nem a escola conseguiram perceber que o garoto possuia a Sindrome de Tourette.
Brad foi levado à médicos, que não conseguiam diagnosticar o que o garoto tinha com precisão.
Até que um dia a mãe de Brad soube da Sindrome de Tourette e assim conseguiram o diagnóstico correto do mal que afetava Brad.
A mãe dele, imediatamente, o apoiou e o levou a um grupo de apoio a portadores de Tourette, mas se decepcionou porque ao invés de oferecer apoio, o grupo se limitava a inculcar que os portadores desta sindrome eram fadados ao fracasso e ao isolamento.
Brad no set de O Líder da Classe
Mas Brad não se intimidou com a Tourette, ao invés disto se tornou obstinado e persistente em realizar seu maior sonho: Ser professor.
Mas as coisas não eram fáceis, pois as pessoas sempre o viam com um olhar meio desconfiado, por causa da Tourette.
Mas o inspirador Brad não parou, prosseguiu. Formou-se professor e enfrentou a batalha para conseguir lecionar.
Depois de várias tentativas frustradas, Cohen conseguiu ingressar como professor na Mountain View Elementary School, em Cobb County, Georgia.
Com seus métodos de ensino, onde ele tem um carisma imenso e uma ligação com os alunos, Brad ganhou o Primeiro Prêmio Professor do Ano da Georgia.
Brad e Nancy Cohen
 Brad decide contar sua história e escreveu, em parceira com Lisa Wysocky, o livro O Líder da Classe: Como a Sindrome de Tourette me fez ser o professor que nunca tive que foi publicado em 2005 e ganhou o prêmio de Melhor Livro Educativo do Ano da prêmiação Independent Publisher Book Award. Brad conhece Nancy e se casa com ela, em 2006.
Brad continuou aparecendo em shows e motivando as pessoas conhecerem sobre a Tourette e motivando os portadores da Sindrome a nunca desistirem de seus sonhos. Chegou a ser entrevistado pela Oprah.
O livro sobre a história de Cohen virou o filme Front of The Class, uma produção da Hallmark Hall of Fame.
Jimmy Wolk e Brad Cohen

Dryca Lys conseguiu entrevistar Brad Cohen, uma entrevista comovente e que elucida a questão sobre a Sindrome de Tourette.


M.A: O filme Líder da Classe é emocionante, e esclarece muitas dúvidas sobre o problema da síndrome de Tourette. Na sua opinião, o filme ajudou a responder às perguntas e quebrar alguns mitos sobre o tema da Síndrome de Tourette?

B.C: O filme ajudou educar muitas pessoas que não tem a Sindrome de Tourette. Muitas pessoas pensam que quem tem Tourette não é capaz de alcançar o sucesso porque somos tão diferentes. Mas a diferença é o que nos torna únicos. Nos temos que viver a vida e fazemos as coisas que as pessoas "normais" fazem. Para mim, é isto que me faz ser o melhor professor que eu posso ser. Sempre que me dizem que não posso fazer alguma coisa, eu provo que eles estão errados! I posso ter Tourette, mas a Tourette não me possui. Eu me recuso deixar a Tourette me vencer.



M.A.: Na dinâmica de sua história, como você se sente sabendo que se tornou uma fonte de inspiração para muitas pessoas que têm Sindrome de Tourette (ST) no Mundo ?

B.C: É a melhor sensação do mundo saber que minha história continua a inpirar os outros. Se outros podem aprender com a minha experiência de vida, então espero que possam tornar a vida mais fácil para outras pessoas.

M.A.: O Morango Ácido é um blog de notícias brasileiro que publicou uma análise sobre o Filme O Líder da Classe e abordou a ST, o artigo foi pulicado em 05/04/2011 e desde então se tornou um dos assuntos mais lidos. As pessoas mudaram a perspectiva sobre a Tourette ?

B.C: Acredito que a EDUCAÇÃO é a coisa mais IMPORTANTE. Todos aqueles que assistiram o filme estão mais esclarecidas sobre a ST e como as pessoas mesmo que um pouco diferentes continuam a ter sonhos e aspirações.

M.A.: O que é a Fundação Brad Cohen ? A fundação também atende pessoas pelo mundo ?

B.C: A Fundação Brad Cohen Tourette é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a arrecadar fundos para grupos que mantém programas que cuidam de crianças com a ST. Queremos ajudar crianças com ST a superar os desafios e estimular os pontos fortes que elas têm também.
Queremos mostras à elas que não estão sozinhas. Queremos ajudá-las a se tornarem lideres em suas classes e seguir seus sonhos. Como eu fui capaz de seguir os meus.

M.A.: Qual o seu maior desejo ?

B.C: Não deixar que a TS me vença! Tenho muito a realizar na minha vida, mais que a Tourette. Eu me concentro nos meus pontos fortes e não na minha fraqueza.

M.A: Como se sente sabendo que você inspira os professores de todo o planeta ?

B.C: É a melhor sensação do mundo. Saber que a minha história esta fazendo a diferença nas salas de aula de todo o mundo. É uma mostra do poder que temos, o poder que uma pessoa pode fazer na vida de uma criança.

M.A: A falta de conhecimento sobre um determinado assunto pode gerar a desinformação e, na pior das hipóteses, criar o preconceito. Na sua opinião, a educação pode ajudar a evitar  o preconceito e proporcionar a melhora nas relações humanas ?

B.C: A coisa mais dificil em viver com a TS é a ignorância. As pessoas não conhecem ou não querem conhecer. Mas uma vez que se consegue educar as pessoas, elas finalmente compreendem e mudam suas vidas.

M.A: Qual a maior dificuldade enfrentada pelas pessoas com TS ?

B.C: As pessoas não nos dão uma oportunidade. Elas pensam que somos diferentes, estúpidos, preguiçosos, estranhos. O fato é que somos muito inteligentes, extremamente criativos e quando é nos dada uma oportunidade, nós podemos fazer muito como qualquer pessoa pode.
Nas escolas a TS é vista como um problema de comportamento. Mas não é, é uma condição médica e os professores devem aprender sobre isto rapidamente.

M.A: Com a evolução da sociedade, as pessoas têm se aberto a diversidade. Você acredita que o preconceito esta sendo abandonado em favor de uma vida harmoniosa entre as pessoas ?

B.C: Absolutamente !

M.A: Qual a mensagem que você quer deixar para os leitores do Morango Acido e do Brasil.

B.C: Eu tenho uma deficiência, mas a razão dessa deficiência é porque o mundo me vê como alguém diferente.
O fato é que eu nunca penso que não posso fazer algo e cada vez que alguém me diz que não posso fazer algo, eu quero provar que estão errados.
Minha esperança é que os leitores vão começar a acreditar nas pessoas quando outras pessoas se recusam a acreditar. Eles estão esperando por alguém que acredite neles. Porque não você ? 

O Livro Front of The Class pode ser encontrado na Saraiva. Clicando aqui. 

O filme é uma produção para a televisão. Mas estamos procurando para encontrar lugares onde o DVD esteja sendo vendido.
Uma linda e esclarecerdora entrevista concedida por Brad Cohen. O Morango Acido agradece esta oportunidade única.

Conheça a Brad Cohen Tourette Foundation que luta para ajudar os portadores de TS.  

No Brasil temos a Associação Brasileira de Sindrome de Tourette, Tiques e Transtorno Obssesivo Compulsivo. Clique aqui e conheça.

Reportagem por Dryca Lys

3 comentários:

Jéssica dos Santos disse...

Uma bela história de vida, não conhecia esta síndrome, mas depois de ter assistido o filme "Front the Class" pude saber mais a respeito disto. Brad, uma história linda de superação

Paulo Lima disse...

maravilhosamente excelente esta historia de vida... onde podemos chegar não sabemos o caminho é infinito como os números...

Katia Ribeiro disse...

Assisti o filme umas 4 vezes e não me canso.Procurei saber mais sobre a história dele e me encantei,é tudo verdade mesmo!Ele é um exemplo por tirar foças da dificuldade e conseguir ajudar os outros.





Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí

Conheça a Cia LF Produções Artísticas