Translate


Segunda parte de Dark Horse

Como existem muitos símbolos no vídeo ele merece uma segunda parte.

No pescoço de Katy Patra há um escaravelho alado, alusão ao deus Escaravelho Kepri, que representava o sol ao amanhecer e a saída do mundo inferior.
Também as dançarinas com cabeça de gato, tem no pescoço um tipo de tecido que lembra muito penas de pavão.
Na alquimia os pássaros representam a alma purificada e libertação dos sofrimentos terrenos.
No clipe vemos muitas imagens de pássaros nos acessórios, isto é uma alusão ao pássaro de Bá - para os egípcios representava a alma em seu estado essencial, purificada e abençoada pela vida após a morte. E os egípcios acreditavam que entre este mundo e o outro o passará Bá era encontrado.
Já os gatos considerados sagrados no Egito, por terem ajudado o povo a vencer os ratos que se proliferavam naquela época.
No sentido espiritual, a imagem dos felinos estava associada à Lua e protegia os partos e as mulheres grávidas de doenças e dos maus espíritos. 
O fogo ali atras significa elemento ativo e masculino, simbolizando o processo dinâmico da transformação material e espiritual.
Em muitas culturas o fogo é visto também como meio de purificação.

A água representa o passivo e feminino. Carrega uma intensa força transformadora:

  1. Pode ser rápida e violenta como a tempestade;
  2. Pode ser sutil e vagarosa como o rio que corta o vale.
A tradição antiga egípcia descreve a água como o mundo antes da criação com um vazio cheio de água e repleto de potencial.

A cabeça de touro que esta no carro representa o deus persa Mitra, simbolo de virilidade masculina e força, associada a urgências e instintos dos seres humanos.
A lebre - coelho: simboliza a astúcia e artimanha. Na China acreditava-se que detinham o elixir da vida eterna.
Como se reproduzem com rapidez estão associados a fertilidade e promiscuidade.
O crocodilo representa o deus Sobek e simboliza decepção e perigos das águas.
A cabeça dos guardas azuis é verde. A cor verde representa abundância, vida nova e crescimento devido a ligação com a natureza. Porém também remete a morte e decadência. Alude diretamente a natureza poderosa e selvagem, que oras é cruel, oras é benevolente.
O furacão - O ciclone, para os índios da América do norte, era simbolo do poder imaculado do Grande Espírito.
Na Bíblia, os furacões representam a majestade divina e conectam a Terra e os céus.
Na imagem em questão Ísis abriu o portal que conecta o homem ao divino e demonstra sua soberania.

Conclusão

O clipe é recheado de símbolos do Egito antigo, como símbolos de várias culturas orientais. Conta a história de uma imperatriz que não é tão boa e que também não é tão má. 
Conta a história do povo egípcio antigo e de como muitos se aproximavam querendo estabelecer aliança com o Egito e ter poder.
Porém é preciso entender que não se deve brincar com a magia e o desconhecido, pois as coisas podem sair do controle.

Mas algo também chama a atenção com relação ao nome da própria canção Dark Horse (Cavalo Negro). Uma vez que o Apocalipse fala de 4 Cavaleiros e um deles viria em um cavalo negro. Onde o negro denota obscuridade, peste e maldição e seu cavaleiro traz a  balança num contexto de desigualdade e injustiça.

"E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão." Apocalipse 6:5

Talvez não nos demos conta que cada vez que nos rendemos ao orgulho e a maldade espalhamos o mau e criamos o caos.

Porém, atualmente, vemos a fome se espalhar pelo mundo. E não somente a fome por alimento que fortalece o corpo e a carne. Vemos a pessoas com fome de sentimentos verdadeiros. De relacionamentos reais. Com uma imensa fome de Amor, Bondade e felicidade.

Talvez estejamos tão cegos em meio a tanta evolução tecnológica e tanta falsa felicidade, que perdemos a nossa humanidade e nossa essência.

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí