Ajude a Somália. Clique Aqui

Translate


Haitianos no Brasil: Falta de estrutura revela despreparo dos gestores políticos.

Em meio a grande polêmica o governo de São Paulo troca farpas e acusações contra o governo do Acre pela quantidade de imigrantes estrangeiros que vieram de lá para cá.
E nesta semana o Governador do Acre, Tião Viana concedeu uma entrevista polemica a rádio CBN (Leia Mais) o que gerou a seguinte pergunta: qual o real motivo da indignação do governo paulista pela chegada destes imigrantes em SP?
Segundo Tião Viana, o procedimento ocorre há mais de três anos e nunca foi questionado. E porque somente agora esta havendo este desconforto, que mais parece um confronto político, que não leva em conta a situação destas pessoas que vieram ao Brasil para fugir de graves problemas em seu país de origem.
Na minha opinião, Tião Viana esta apenas cumprindo a lei que impõem o direito livre de ir e vir. E seguindo os preceitos legais humanitários.
Claro que é necessário que o governo, em todos os Estados não somente em São Paulo, criem políticas que recebam estas pessoas. É uma questão estrutural que deve ser aplicada não durante o evento, mas de maneira preventiva. Afinal todos os país tem suas regras para receber estrangeiros que desejam se estabelecer naquela pátria.
O Brasil sempre espera que o evento aconteça para se estruturar depois. E se utiliza a velha ferramenta das farpas e o jogo de empurra empurra.
Mas neste caso, Tião Viana esta amparado pela lei. E não há nenhuma irresponsabilidade ou afronta a lei na conduta do Acre em amparar os imigrantes que chegam e enviá-los para onde eles desejam ir (Artigo 5º, XV da Constituição Federal).
É preciso aprender a criar um plano de estruturação para o Brasil em todos os setores para que situações como estas não revelem o despreparo dos gestores políticos a situações como esta.
Pois antes de pensarmos em disputas políticas, temos que pensar que seres humanos estão vindo para a nossa nação em busca de uma vida digna e mais segura. E temos que oferecer isto de maneira séria. Sem este jogo de empurra empurra e troca de farpas. Que é completamente desnecessário e desconfortável.

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí