Conheça

Translate


Utilidade Pública: Cuidado com os falsos emails de bancos e instituições governamentais

Tem sido recorrente no meio da internet uma enxurrada de emails de propaganda de todo tipo enchendo a caixa de entrada de muita gente.
Porém tem crescido um golpe que algumas pessoas ainda desconhecem. O golpe da receita federal, policia federal, justiças.
Como funciona o golpe. Criminosos enviam emails para várias pessoas com um link. O email é padrão dizendo que você tem pendencias com o referido órgão. E você deve clicar no link para ter acesso ao "processo".
Mas o link na verdade é um vírus para que haja o roubo de suas informações. A famosa pratica do Pishing.
Que tem criado muitos incômodos para muita gente.
Eles eles utilizam os sinais das instituições em questão para dar sensação de veracidade* ao email, mas se você ler com cuidado poderá se deparar com erros grosseiros de português e concordância do fato descrito no email.
Outra dica veja o email destinatário, sempre o email é de particular e não de dominio estatal*. Nunca clique no link enviado para sua segurança, delete o email.
E lembre-se estes órgãos públicos nunca procedem intimação via email, pois a legislação não fala sobre esta possibilidade.
E nos sites oficiais destas instituições elas alertam sobre este envio de email e que elas não precedem desta maneira.
Cabe lembrar também muitos golpistas têm enviado emails se fazendo passar pelos bancos para roubar seus dados e lhe causar prejuízos.

Cuidados a se tomar neste caso:

  1. Não clique no link, para sua segurança;
  2. Verifique o email do destinatário, para verificar de onde veio o email;
  3. Vá imediatamente ao site do órgão citado no email, no site sempre contém informações sobre o procedimento de envio de email;
  4. Delete o email em questão é marque como spam ou lixo eletrônico.
Mantenha-se sempre seguro, utilize um bom anti vírus. Efetue sempre a mudança de sua senha. E não clique em links enviados por desconhecidos em seu email.


Glossário

Veracidade = verdade dos fatos.
Estatal = Governo



0 comentários:

Ajude a Somália. Clique Aqui

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí