Click e Ajude o projeto cinematográfico Luz e Sombra

Translate


Drogas e violência sexual: Larissa lança a questão para a sociedade refletir.

Grazi Massafera enfrentou um dos trabalhos mais desafiadores da televisão. Retratar alguém que já esteve no auge e se enfiou no submundo das drogas.

A personagem por si só já tem uma narrativa pesada. E o contraste de alguém que estava no auge, realizando seus sonhos e de repente caiu com força no chão quando conheceu o mundo das drogas.
Mas a interpretação e a força que Grazi colocou na personagem, mixadas com nuances de delicadeza na hora certa, tornaram a personagem Larissa naquela persona que mesmo destruída você torce para ela se recuperar. 
Mas a cena da violência sexual sofrida pela personagem, que buscava drogas para saciar sua dependência química e psicológica. Realmente surpreendeu e incomodou muito.
O Estupro é uma pesadelo que ronda a vida da mulher. Porque além da invasão de seu corpo, é algo que destrói sua auto estima, sua confiança em si mesma E abala profundamente sua alma.
Este pesadelo é algo comum em muitos lugares e nem sempre as vítimas denunciam. Várias questões envolvem o silêncio que as mulheres dão quando estão numa situação como esta.

O medo, o preconceito que sofrerão, a discriminação, a falta de tato numa situação como essa, o estar inserido num universo completamente sombrio como o caso da personagem Larissa... Muitos fatores levam as mulheres a se calar numa situação desta.

A partir deste momento passam a viver em uma prisão que sua mente cria. Constantemente pressionadas pelo medo, desenvolvendo traumas e manias que utilizam como maneira de se auto proteger.

É preciso ir além da criação de políticas públicas que reprimam o abuso sexual, também é preciso criar mecanismos para reconstruir a auto estima das vítimas.

O problema é maior e o preconceito muitas vezes acaba por destruir ainda mais a confiança de quem sofre uma violência como esta.

Talvez a novela tente mostrar o que acontece e tenta colocar em discussão como solucionar este tipo de problema, o problema das drogas, o problema da violência...

Infelizmente muitas pessoas não encaram a tentativa de fazer a sociedade pensar através da narrativa da novela. Pois, infelizmente, é um dos grandes problemas de interpretação que as pessoas possuem, não entender a mensagem real que se quer passar.

Impecável o trabalho de Grazi Massafera. Se quiser conferir clique aqui.

Neste mesmo propósito, Lady GaGa lançou seu single "Til It Happens to you", onde ela fala da violência sexual no ambiente escolar.

Neste vídeo temos a sensação de impotência diante da violência, a depressão do pós trauma, o isolamento da vítima, o desenvolvimento de neuroses pós traumas.

E a extrema necessidade de ajudar as vítimas a não se isolarem e não se culparem por algo que não tiveram como controlar ou repelir.

É preciso começar a pensar como educar as pessoas numa cultura livre de violência. A questão é maior e merece a nossa atenção.


É hora de repensar nosso posicionamento. E nos levantarmos para mudar este tipo de situação.

Dryca Lys.


0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí

Parceiro