Click e Ajude o projeto cinematográfico Luz e Sombra

Translate


Arte é um sacerdócio. A vida do artista é feita de dedicação e comprometimento.


A arte é um universo amplo. Ela se divide em vários ramos que abrangem: Cinema, teatro, televisão, literatura, música, arquitetura, pintura, dança, circo, design, artes manuais etc.

O artista pode se especializar em qualquer ramo da arte ou em vários. E existem aqueles que, pasmem, conseguem se especializar em todos os ramos da arte.

Mas o artista é feito de muito estudo, pratica e inspiração. Porém é a pratica e o estudo que consolidam a inspiração artística.

O teatro é uma divisão da arte das mais antigas, pois se tem registro de apresentações teatrais desde antes do cristianismo.
O teatro exige prática, dedicação, estudo (e quando digo estudo é estudo pesado mesmo, como o Direito também exige) 

Pois o teatro não permite erros de esquecimento e de perda de conexão com a platéia. Sob pena do espetáculo acabar por afundar.

O teatro é capaz de tocar o público de uma maneira que a tv e o cinema não conseguem. É conexão direta com o público. E o artista mostrando toda sua versatilidade e flexibilidade em cena, com domínio técnico do texto e do contexto do espetáculo.

A sétima arte, o cinema, exige do artista estudo e compreensão do texto e do contexto da obra que se tornará imortal pelas lentes desta linguagem artística.

O cinema consegue emocionar, mas exige que o artista compreenda bem o contexto do texto e saiba como demonstrar o subtexto do que diz e se mostra.
Muitas vezes, não há fala. Existe apenas expressão visual.

O cinema exige o estudo, a construção mais natural do personagem para expressar a verdade da obra filmada. E muitas vezes a pós produção resolve problemas de gravação.


Televisão é loucura, ebulição e velocidade.

Fazer televisão é para quem realmente gosta de velocidade.
Pois a obra é feita muitas vezes para ser exibida no mesmo dia.

Não permite erro, não permite atraso. Exige desapego, comprometimento, seriedade, estudo imediato, velocidade em memorizar o texto e velocidade maior ainda em construir o personagem de maneira natural e transmitindo assim a verdade do que o texto exige.

O Artista que decide ser ator tem que ter em mente que o estudo é imprescindível, estar sempre em constante evolução artística, consumir muita arte.

Dai você pergunta. Dryca porque tenho que consumir muita Arte?

Simples! Você precisa ter um repertório artístico amplo e variado. E onde você consegue referencias artísticas? Consumindo arte. Ou seja, assistindo filmes, vendo peças teatrais, lendo muito, visitando exposições, ouvindo música...


Muitas pessoas acham que é fácil se tornar artista. Pensam na fama, no "glamour" que a profissão aparenta ter.

Porém a profissão exige dedicação. Renúncia, estudo... Fama nos dia de hoje não é dificil conseguir. Manter a fama é que mais complicado.

Pois o artista sabe que fama é consequência de um trabalho duro e que muitas vezes as pessoas não enxergam toda a luta do artista para chegar lá e permanecer lá.



0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí

Parceiro