Ajude a Somália. Clique Aqui

Translate


O passado deve ficar no passado para conseguirmos evoluir.



As vezes a gente fica se perguntando porque várias coisas que acontecem em nossa vida, parecem se repetir e se repetir como se a gente nunca pudesse encontrar um momento de paz e tranquilidade.

O grande problema é que as pessoas vivem presas no passado. Não dão a oportunidade as outras pessoas de mudar e de mudar também.

E estamos vivendo esta verdade hoje, com a tecnologia e tanta exposição. Onde você fala uma coisa há, por exemplo, 10 anos atras e depois as pessoas voltam para aquele momento o tempo todo querendo dizer que você nunca mudou.

A gente precisa aprender a separar as coisas em:

a) Algumas pessoas realmente não mudam, continuam pensando da mesma maneira e procurando diversas justificativas, sem sentido, para continuar daquela maneira.

b) As pessoas tem momentos de imaturidade e acabam por ter um tipo de pensamento, mas ao longo da convivência e das experiencia que tem na vida acaba por mudar.

Infelizmente nos dias atuais muita gente se prende no comportamento de ficar repetindo o tempo todo que você vive no seu passado. E quando conversa sobre você com outras pessoas repete "fulano disse isto" ou "é uma pessoa difícil porque fulano fez aquilo" E não observa se a pessoa mudou ou não.

E também se vive aquela coisa que muitas vezes criamos confusão com outras pessoas por querer apenas nos justificar por ausências ou por várias coisas que não deveriamos fazer, mas fazemos.

Para conseguirmos a tranquilidade e paz que tanto queremos e não nos vermos inseridos em mal entendidos por erro de comunicação ou pelo que as pessoas entendem de maneira diferente do que falamos ou fazemos precisamos aprender:

1. Deixe o passado no passado. E não ficar o tempo inteiro desenterrando assuntos que não mais são pertinentes e que nem fazem sentido no contexto da situação que se esta vivendo;

2. Admitir quando magoamos alguém e não tentar colocar a culpa no outro por alguma situação que, talvez, a gente tenha provocado. Tentar tirar o seu da reta e culpar o outro só cria mais problemas;

3. Ser forte o suficiente para perguntar se algo esta errado. E não entrar no campo das suposições e imaginação. Porque a gente entende uma coisa, mas será que o que a gente entende é o que a pessoa quis dizer mesmo. Para evitar problemas, pergunte e não tenha medo de conversar.

4. Valorize as pessoas que valorizam você. Cuidado, pois na vida a gente valoriza pessoas que não se importam nem um pouco com a gente e a gente percebe isto, nos momentos mais difíceis quem nos valoriza esta do nosso lado. As pessoas que nos valorizam muitas vezes se sacrificam para nos ajudar. Mas acabamos sempre nos levando pelo que um ou outro diz e acabamos afastando pessoas que realmente se importam com a gente.

5. Não tenha vergonha ou medo de pedir desculpas a quem você magoou. Pedir desculpas nestes casos demonstra que você valoriza a pessoa e que você realmente quer a pessoa do seu lado. 

6. Aprenda se desculpar não é sinal de fraqueza. É a demonstração de que você é tão forte que coloca algo bom acima de seu ego.

7. Não menospreze os outros. Porque você não gostaria se menosprezassem você ou seu trabalho.

8. Não pense que o mundo gira ao seu redor. Porque não gira. E é perigoso este tipo de pensamento, porque faz você acreditar numa realidade que não existe e acaba por atrair falsidade, orgulho e mentira.

9. Valorize o conselho dos mais velhos. Não porque eles são mais velhos. Mas sim porque eles tem mais experiencia que você e já passaram por coisas que você não passou e as vezes eles estão tentando te ajudar a amadurecer sem se machucar.

10. Cuidado com fofocas. As vezes as pessoas tem o desejo de "ferrar" o outro a qualquer custo. Então começam a espalhar fofocas, distorcer o que as pessoas falam ou só mostrar os pontos negativos dos outros.

11. Não espalhe inverdades sobre os outros. Este é um dos maiores causadores de confusão na vida das pessoas. O famoso telefone sem fio. Você ouve uma coisa e começa a espalhar, dai o outro aumenta um ponto e repassa e assim vai. E quando você vai ver a informação chega completamente distorcida e bem longe da realidade.
Na dúvida, fique na sua e não contribua para isto. Porque muitas vezes as pessoas para escapar das consequências dizem que você disse aquilo tudo e você nem sabe do que se trata.

E tem várias situações e várias coisas que podemos evitar para não contribuir para a confusão e isolamento.
As pessoas andam meio confusas com o bombardeio de tecnologia e esta comunicação online que aproxima virtualmente, mas separa fisicamente e que em muitos casos tira você da realidade.
Porque o virtual nem sempre pode ser trazido para o real.

Mas volto a insistir numa coisa. O passado deve ser deixado no passado. Quando a gente quer amadurecer e mudar a gente tem que entender que o passado só serve como referencia para não repetirmos os mesmos erros e não para ficar sendo trazido insistentemente a nossa vida.

Espero que eu tenha ajudado de alguma forma.

Obrigada pela sua visita e sempre que quiser volte. Você será sempre bem vindo(a)

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí