Conheça

Translate


Trump eleito. O que vira deste novo cenário politico nos EUA

Trump vence Clinton
O mundo viu a acirrada luta pela presidência dos Estados Unidos da América, onde vimos de tudo.

Desde declarações altamente preconceituosas a investigação criminal dos presidenciáveis.

Donald Trump é o novo presidente dos USA

Porém Donald Trump levou a presidência do país mais poderoso do mundo.

E o Mundo esta apreensivo, pois a campanha eleitoral mostrou coisas completamente assustadoras, como desrespeito a condição feminina, repudio aos imigrantes latinos, vontade de construir um muro que separe o México dos EUA e a conta ficaria para o México pagar. E muitas coisas.

Talvez Trump tenha criado apenas um personagem, numa jogada extrema de marketing para alavancar seu nome nas redes sociais.

Mas o que levou o povo americano a eleger Trump? O que realmente acontece na terra do tio Sam, para levar a população rejeitar os democratas e se voltar em peso aos republicanos?

A resposta é simples, talvez as propostas do governo Democrata não tenham acendido no povo americano o fogo da crença da mudança para o bem.

Afinal desde 2008 a economia americana enfrenta uma crise aguda. E todo o americano tem o sonho de ter uma vida melhor e prospera.
Talvez tenha sido a falta da visão de prosperidade e derrubada da crise pelos Democratas, que tenha alavancado Trump e o conduzido a vitória.

Pois, não se pode negar, Trump representa o sonho americano. Mesmo que tenha vindo de uma família abastada, ele construiu seu império. Passou pelo fracasso, mas voltou a lutar e se tornou um empresário de sucesso.

Alavancou-se com o mundo da moda e das misses maravilhosas. Se tornou uma figura conhecida e celebre no mundo midiático. E se tornou cada vez mais polêmico. E principalmente o discurso que o afastava de uma vida política e o discurso de empresário de sucesso acabou por encantar o povo americano. Pois viu nele a figura do administrador bem sucedido que pode conduzir a América para fora da crise que vive.

O que se espera agora é qual as medidas adotadas por Trump a frente do governo americano e como isto afetará o resto do mundo.

Claro que o mundo esta apreensivo! E o cansaço das falsas promessas políticas tem levado o povo a rejeitar os que vivem da vida política pública e expressam sua indignação no voto. Como uma resposta clara ao não cumprimento das promessas feitas.

Mas este tipo de posicionamento é, deveras, perigoso. Pois se pode eleger pessoas não capacitadas para exercer o poder em nome do povo. E, repentinamente, pode-se colocar toda uma nação em perigo.

Olhando por outro prisma, Trump declarou sua rejeição a abertura da economia americana e tem uma posição protecionista aos que desenvolvem atividades comerciais dentro dos USA. E isto reacendeu a confiança americana, a proteção da economia americana e estimulo ao setor empresarial americano.

Neste ponto Trump está preocupado com a economia interna e quer reerguê-la, porém o contexto mundial é diferente no contexto contemporâneo, onde se busca uma economia integrada e sem fronteiras.

Agora temos que esperar e ver o que vem com o resultado das eleições americanas. E por fim deixo o poema gravado aos pés da Estatua da Liberdade.

Não como a fama do gigante de Bronze, da Grécia, 
com suas pernas conquista, espaçadas, todas as terras,
aqui em nossos portais lavrados pelo pôr-do-sol marinho, uma mulher poderosa, com uma tocha, cuja flama é o relâmpago aprisionado, e seu nome, mãe de todos os Exílios.
De seu punho farol brilha a acolhida abrangente,  seus olhos meigos, comandam.
O porto, estendido nas alturas emoldurado pelas cidades gêmeas  "Guarde terras ancestrais, com sua pompa histórica!", grita ela com lábios silenciosos, "Dêem-me os cansados,  os pobres, suas massas apinhadas,  que anseiam por respirar em liberdade.
A recusa desventurada de seu porto abundante  envia a mim esses desabrigados assolados pela tempestade.
Ergo meu tocheiro ao lado do Portão Dourado.

0 comentários:

Ajude a Somália. Clique Aqui

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí