Ajude a Somália. Clique Aqui

Translate


A era da manipulação e deslealdade intelectual.


Estamos vivendo a era da super exposição e do acesso à informação em tempo real.  Porém há uma certa estranheza uma massificação de pensamento, mesmo em tempos que a informação é acessada em tempo real e tão rápido.

Há uma tendência a fazer com que as pessoas pensem a mesma coisa, ao mesmo tempo e em todo lugar.

Uma coisa que não temos percebido que esta havendo uma manipulação escrachada do pensamento, com várias de roupagens diferentes para não se perceber que é manipulação.

E muita deslealdade intelectual, onde vários fatos são manipulados antes de ser lançados para a opinião pública.

A intensa inculcação na cabeça das pessoas que uma coisa justifica a outra. E que se a maioria da opinião condenar algo, mesmo que se demonstre que aquela situação teve colaboração de pessoas que a grande opinião protege, a culpa recairá apenas naquele que a grande mídia já condenou.

Mas a pergunta que não cala é... À quem interessa que a grande massa continue cega, sem cultura, sem conhecimento e altamente manipulada?

Você já parou para pensar nisto? A manipulação causou muito derramamento de sangue nos EUA na grande luta pelos direitos civis pela população negra. Uma vez que a grande mídia queria calar o pedido de igualdade.

A corrupção no Brasil não é exclusividade de um partido, mas permeia todos os partidos, todas as esferas do Estado, todo o setor privado. A corrupção permeia todos os lugares, pois muitas pessoas se aproveitam de qualquer situação para tirar vantagem que não tem direito.

A mídia que massacra sem qualquer pudor e depois que se prova o contrário ninguém fala. Ou ninguém lembra daquele caso emblemático da Escola Base.

Uma grande emissora massacrou os donos da escola, colocou a opinião pública contra aquelas pessoas, que passaram o inferno por conta de manipulação midiática intensa.

A mídia não fala, mas a emissora foi condenada a indenizar os donos da Escola Base por conta de todo o dano moral sofrido pelas reportagens veiculadas que de pronto emitiram o parecer de condenação que levou a opinião pública a massacrar aquelas pessoas.

E as redes sociais também tiveram sua parcela de culpa, quem não se lembra de Fabiane Maria de Jesus, que foi morta após vários boatos nas redes sociais e depois da morte da pessoa se verificou que a pobre não tinha nada haver com as tais acusações.

Existem tantos e tantos erros que acontecem quando nos deixamos nos levar por causa da deslealdade jornalistica e intelectual.

Gostei deste artigo midiática que fala das várias maneiras de manipulação. Pois se sabe que estamos na era em que as pessoas não costumam pesquisar. Onde muitas pessoas pensam que "se esta na internet" ou "se esta em alta no twitter ou facebook é verdade".

Precisamos tomar cuidado com as informações, devemos pesquisar sempre em várias fontes diferentes. E comparar todas as informações para se chegar a a realidade fática.

Pois muitas vezes disseminamos mentiras e engano no lugar da verdade.

Fontes:

Jornal GGN - http://jornalggn.com.br/noticia/o-caso-escola-base-20-anos-depois - acessado em 23/12/2016

Jornal Folha Vitória - http://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/2015/07/dona-da-escola-base-diz-que-foi-torturada-e-teve-vontade-de-morrer.html - acessado em 23/12/2016

Conjur - http://www.conjur.com.br/2005-set-14/globo_pagar_135_milhao_danos_morais - acessado em 23/12/2015

G1 Santos - http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/mulher-espancada-apos-boatos-em-rede-social-morre-em-guaruja-sp.html - acessado em 23/12/2016

Epoca Estado Brasil - https://epocaestadobrasil.wordpress.com/2012/07/15/as-10-estrategias-de-manipulacao-midiatica-2/ - acessado em 23/12/2016

Imagens: Internet

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí