Conheça

Translate


Deslealdade Jornalistica: Caso de Aborto recaiu sobre caso analogo a anencefália



Depois de um intenso rebuliço na internet por causa da autorização do STF para o aborto em caso de gestação até 3 meses não ser considerado crime tipificado no Código Penal Brasileiro.

Resolvi entender o tal caso. e para minha surpresa o bebê era acometido por uma doença, conforme relatado no corpo da decisão do STF que gerou a tal polêmica "c) houve incorreta aplicação do art. 2º do Código Civil, que resguarda os direitos do nascituro, porquanto a síndrome de Body Stalk, que acometeu o feto, tornava inviável sua vida após o nascimento se, até lá alcançasse a gestação."

O que é Body Stalk?

Basicamente, falando de maneira mais popular, é uma má formação que afeta o cordão umbilical e acaba provocando a má formação do feto e tirando a possibilidade de uma formação saudável e com chances de vida.

Na linguagem mais técnica, existe este pequeno artigo em obstetrícia que explica um pouco sobre a síndrome do cordão curto ou Body Stalk.

Existe também outro artigo que comenta a doença em questão. 

A confusão sobre o tema

A confusão sobre a questão aconteceu, justamente, pelo fato da omissão do real motivo da tal decisão do STF. Clique e leia a decisão.

Quando a gestante descobriu que seu bebê estava com a doença, imediatamente, solicitou a autoridade judicial autorização para a realização do aborto.
A autoridade judicial expediu a autorização para a realização do aborto.

A confusão aconteceu quando os médicos foram presos por cometer crime de aborto, mesmo existindo autorização judicial, pela gestação estar chegando aos 3 meses.

Comprovado nos autos que o bebê realmente não tinha nenhuma chance de sobreviver o STF acabou por não reconhecer a punibilidade.

Mas quando se quer ganhar pontos no ibope e chamar a atenção, se publica uma notícia subtraindo os pontos chaves e criando uma dissensão. 

Mas com qual intuito por trás desta notícia, do que queria retirar a atenção?

Temos que ficar atentos, pois muitas vezes a informação não é passada com clareza e acaba gerando polêmicas desnecessárias.

A informação aqui relatada foi obtida diretamente do site do STF

0 comentários:

Ajude a Somália. Clique Aqui

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí