Ajude a Somália. Clique Aqui

Translate


Analise do clipe Praying de Kesha: Sem palavras pela beleza singular da obra


Finalmente eu resolvi falar desde clipe, que fez história na carreira de Kesha, mesmo tendo pouco tempo de lançamento. 

Praying é aquela obra prima que nasce para incomodar e fazer você mudar seus pensamentos sobre tudo que você entende sobre você mesmo, força interior, Deus, perdão e amor.

O clipe começa com uma mensagem que Kesha queria passar ao mundo de como ela se sentiu com tudo que aconteceu com ela durante a guerra contra seu ex produtor, que não merece ser citado... Pois a situação foi dolorosa e tirou o direito de Kesha cantar durante um longo período de tempo.

“Estou morta? Ou esse é um daqueles sonhos? Aqueles sonhos horríveis que parecem que vão durar para sempre? Se estou viva, por que? Se existe um Deus ou algo parecido, alguma coisa, em algum lugar, por que fui abandonada por todos e tudo que eu conhecia? Eu já amei? Abandonada. Qual é a lição? Qual é o sentido? Deus, dai-me um sinal, ou tenho que desistir. Não posso mais fazer isso. Por favor, apenas me deixe morrer. Estar viva machuca muito.”

As primeiras cenas mostram o velório de Kesha, referencia ao período que ela ficou fora de industria da música pela situação do processo contra seu produtor. Onde ela esta sendo velada por dois porcos. 
Biblicamente falando, o porco tem a conotação de imundice, uma vez que vive em lugares imundos e também alude aos maus espíritos.

Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo. Levítico 11:7
Neste caso, a referencia alude a situação do continuo abuso sofrido por Kesha, que a condenou a se afastar, contra sua vontade, do que mais ama fazer, cantar.

Logo corta para Kesha num oceano, como se ela estivesse se referindo a um lugar onde sua alma estivesse presa, pedindo a morte.

Vemos uma Kesha que encontrou a paz e quer esta paz veio de um mundo imaterial.

Vestida de anjo, ela se refere ao encontro desta paz.

Anteriormente a vimos triste, se lembrando de como era, quando ela era forçada a fazer coisas que não queria. Como parecer suja, usando máscaras para vender singles para a indústria, mesmo não sentindo a essência a Arte que ela queria mostrar.

Quando ela retira entre lágrimas a maquiagem e se pinta como uma palhaça, fazendo a referencia ao simbolo do palhaço, que muitas vezes pinta o rosto para esconder sua dor e entreter seu público. Onde ela deixa claro, que ela usava máscaras para esconder sua dor e não sabia como contar ao mundo o que estava acontecendo com ela.

Chegamos a parte onde ela vem coberta por um véu cheio de borboletas, neste momento temos duas mensagens distintas em uma mesma imagem.

Borboletas significam transformação. Porém também aludem ao intenso controle que a indústria mantém sobre seus artistas.

Kesha neste momento vem mostrando a quebra deste intenso controle sobre sua vida, onde ela começou a se transformar, em busca do seu caminho dentro da indústria. Prenunciando a ruptura com seu ex produtor.


Neste frame especifico, Kesha faz uma grande critica a tudo que é ensinado pela industria.

Onde vemos mensagens como "não seja você mesmo", "seja como na TV", "A televisão não sera revolucionada", "não se case", "compre mais TVs", "Você esta muito magra", "Seu Deus é conversa fiada", "Midia contra você"... E várias mensagens que se tornaram pensamentos a ser cumpridos por muita gente.


Aqui a mensagem fala por si só, onde ela fala que Deus é Amor. Onde muitas vezes somos levados a acreditar que Deus quer nos punir à todo custo, mas na verdade Ele é amor. E que a fonte de nosso sofrimento vem das nossas más escolhas que acabam por afetar a vida de todos ao nosso redor.

Neste frame ela fala de uma esperança que nasceu nela, que vem de um lugar que ela não consegue ver com os olhos, mas que ela sabe que existe.

Ela fala da fé, que transcende todos os rótulos que a sociedade tenta nos impor. A fé que é capaz de mudar tudo e que nos leva a levantar a nossa voz contra tudo que nos faz mal.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1
Isto é maior que qualquer coisa. Não depende de religião ou de filosofia.
Ela fala de mudança.


Aqui Kesha fala de suas orações para que toda a dor de si mesma saia e que todo o peso do que lhe aconteceu seja afastado, onde ela mostra que o perdão é uma forma de libertação de nós mesmos de tudo aquilo que nos faz mal.

E que o perdão é que nos faz nos tornamos pessoas mais fortes e mais leves.

O momento mais dolorido é ver Kesha chorando lágrimas de sangue. Fazendo alusão à todas as lágrimas que derramou em silêncio, enquanto o mundo acreditava que aquela jovem era apenas mais uma super estrela pop que estava bem com o estilo louco de vida que levava.

E nos faz pensar em quantas vezes nós entramos dentro do nosso quarto, ou em algum lugar onde ninguém não nos consegue ver. E choramos até não restar mais forças... Ou quantas vezes choramos sem derramar uma lágrima. mas as pessoas ao redor conseguem sentir a intensidade da dor.


Aqui ela faz alusão a estar presa em redes que a impediam de ser ela mesma, de fazer o que acreditava ser melhor para sua carreira. E o forte controle que ela sofria dos que gerenciavam sua carreira.

Aqui ela alude a vida que veio ao seu encontro, quando ela decidiu romper com aquela situação de abuso e dor que esta sendo, injustamente, submetida.

"No SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro?" Salmos 11:1

Onde neste momento Kesha começa a sair do estado de completa paralisia de morte, ao qual estava. E começa a acordar e ver que há um caminho, uma saída para aquela situação.


Este frame ela faz alusão a história bíblica de Jonas, que fora engolido por uma baleia e passou 3 dias dentro do animal.

Ela faz uma alusão a libertação dela do ex produtor, onde talvez ela começou a produzir o álbum Rainbow, 3 anos após sua libertação definitiva.


Sim aqui, ela alude diretamente a figura histórica religiosa de Cristo, do coração sagrado, onde ela procura respostas e forças para superar as dores. E que ela deseja a mudança.

Que ela quer voltar ao momento em que tudo era mais feliz e mais leve. E que ela aprendeu com tudo que ela passou. Aprendeu a ser mais forte, aprendeu a lutar por si mesma contra tudo que a machuca e que tenta destruí-la e que ela não cometerá os mesmos erros novamente.


Aqui ela faz alusão direta a Jesus Cristo, quando ele andou sobre as águas depois de uma longa tempestade a noite, na travessia de barco no mar. Neste frame Kesha esta dizendo que tem fé suficiente para andar sobre o mar depois de toda tempestade que se abateu em sua vida. E que ela não tem dúvida e nem medo que o melhor esta por vir.


Esta é uma das mais emblemáticas cenas, lindas. Que mostra que Kesha fala de sua fé para andar sobre o mar e chegar a um destino muito melhor e que talvez ela nunca teria pensado em chegar, se continuasse com o ex produtor. No canto vemos um arco íris, dentro do contexto bíblico é o simbolo da aliança de Deus com o homem, que nunca mais atingiria o homem com o dilúvio, pelo grande sofrimento que Ele contemplou.

E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.Gênesis 9:12-17
E se você notar no outro lado, você vai ver três pássaro voando em direção do arco-íris. Talvez seja uma alusão a santíssima trindade.


Além da letra ser linda, onde ela fala de perdão e que é a maneira dela dizer adeus à tudo de ruim que aconteceu. E que ela vai chegar onde ela deve chegar. Livre, feliz e tendo certeza de que esta fazendo o que é certo para ela.

E que apesar de todo mal que o ex produtor fez à ela. Ela reza por ele, pedindo que ele encontre a Luz e que se arrependa das coisas ruins que tem feito.

"Oh, às vezes rezo por você à noite
Algum dia, talvez você veja a luz
Oh, alguns dizem que, na vida, você recebe o que você dá
Mas algumas coisas só Deus pode perdoar" Praying Kesha


É um daqueles vídeo épicos, que nos levam a pensar e mudar.

Com respeito e carinho.

Completamente sem palavras.

Dryca Lys

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí