Conheça

Translate


TJSP promove palestra sobre adoção


Campanha sobre adoção tardia foi relançada no evento.

        Na manhã desta terça-feira (15), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, participou da palestra Guerreiros não Nascem Prontos – a Vitória da Adoção, baseada na tese de doutorado “A Pedagogia da Superação”, de José Luiz Tejon Megido, jornalista, comentarista, escritor e conferencista premiado internacionalmente. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS), em parceria com Escola Judicial dos Servidores (EJUS).
        Na abertura, o presidente falou da alegria de estar presente no evento. “É algo extremamente prazeroso, porque estamos aqui, na verdade, trabalhando em campanhas institucionais relevantes. Hoje tratamos de um tema importantíssimo, e temos, ainda, outras campanhas, como a da adoção tardia e a da paternidade responsável. Enfim, o trabalho não para, sempre temos novidades”, disse o presidente, que falou sobre a relevância do tema adoção. “O assunto retratado na palestra nos leva à reflexão de nosso papel e indica que temos a missão de fazer do Judiciário uma instituição forte e respeitada, com o apoio da sociedade.”
        Durante o evento foi exibido o vídeo do relançamento da campanha ‘Adoção é Amor. Sem limite de idade’, lançada pelo TJSP em maio com o objetivo de incentivar a adoção de crianças com mais de sete anos, chamada de 'adoção tardia'.
        O desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, coordenador da Infância e Juventude do TJSP, afirmou, ao abrir a solenidade, que a história de vida do palestrante é muito rica, o que proporcionará bons frutos às crianças e ao Tribunal. “É uma honra recebê-lo aqui e é muito bom poder compartilhar de seus conhecimentos, de sua cultura”, disse o desembargador, que aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente e agradecer o convite para participar do encontro.
        Em seguida, foi dada a palavra ao palestrante, que iniciou contando sua comovente história de vida, quando foi adotado, em tenra idade. Lembrou o acidente que lhe causou queimaduras graves no rosto, e a importância de seus pais adotivos na superação desse difícil momento, e ao longo de toda a sua vida.
        Tejon se considera uma prova da vitória da adoção. “O talento da adoção é algo que nos persegue a vida inteira. Quando você lidera uma equipe, você está, sim, adotando seres humanos”, enfatizou. “Também devemos ter o talento de sermos adotados, pois para nos superar na vida, temos que cativar e sermos cativados”, ressaltou.
        Tejon afirmou que tudo o que incomoda as pessoas tem um grande valor, pois, se não houver incômodo, não há movimentação para vencer os obstáculos. Ele citou marcos de profundas transformações na história da humanidade, como Jesus Cristo, Nelson Mandela e até a criação da internet, todos criados, segundo o palestrante, a partir de grandes “incômodos”. Ele citou ainda casos de pessoas que conseguiram superar momentos difíceis, como o maestro João Carlos Martins, notável pianista, que teve um sério problema nos dedos e, ainda assim, continua sua brilhante carreira.
        Ao final, apresentou o que ele considera as “dez forças da experiência Tejon”: sorte, resgate, acolhimento, educação, coragem, dignidade, criatividade, trabalho, sentido e amor.
        Ao finalizar o encontro, Paulo Dimas, muito emocionado, agradeceu a presença do palestrante. “Nos sentimos muito pequenos diante dessas lições de vida e precisamos fazer muito mais; podemos ser mais. Só assim seremos seres humanos melhores”, finalizou.
        Estiveram presentes no evento as juízas Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins (assessora da Presidência), Ana Paula de Oliveira Reis, Monica Gonzaga Arnoni, Cristina Ribeiro Leite e Maria Silvia Gomes Sterman, além do capitão Ronillson de Souza Luiz, representando a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
        O evento contou com 160 participantes presenciais e 312 inscritos, que acompanharam a palestra a distância.
        Mais fotos no Flickr

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / 
Foto: Internet

0 comentários:

Ajude a Somália. Clique Aqui

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí