Conheça

Translate


O tempo sempre cura e mostra tudo.

Algumas vezes é preciso apenas seguir em frente
Estes tempos ando muito reflexiva sobre muitas coisas e tirei mesmo um tempo para analisar tudo ao meu redor. Sobre tantos questionamentos que fiz sobre mim mesma.

"Observar
A sabedoria se adquire com humildade

Ninguém é senhor absoluto da sabedoria da vida - exceto Deus. 

Temos nossas experiências, nosso aprendizado, construído à custa de alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, posicionados ainda mais perto do inicio de nosso aprendizado do que do conhecimento integral e universal da vida.

Por isso, não há lugar para a vaidade na cabeça e no coração das pessoas lúcidas, conscientes de suas limitações e que devem aprender muito com o exemplo e as palavras de outrem.

Aprendamos a OBSERVAR as criaturas e a vida à nossa volta. Tudo na Natureza fala com profunda sabedoria. 

Observando o comportamento do semelhante, pode-se aprender muito, inclusive com os seus erros.

Na melodia da Natureza observamos a sabedoria divina, que mantém tudo em perfeito controle e harmonia, ensinando a lição da convivência entre seres e coisas tão diversas.

Admitir

Não somos criaturas perfeitas, isentas de falhas e enganos, cabendo normalmente em nossa vida a coexistência com nossas imperfeições e tendências infelizes.

Estar só em meio a multidão
O que  caracteriza  alguém como pessoa de bom senso não é o fato de jamais erras, mas sim, enxergar onde estão seus pontos fracos que devem ser trabalhados para irem se extinguindo gradativamente.

Como o doente que para alcançar a cura precisa adotar a primeira atitude inteligente em tal situação: ADMITIR que está enfermo.

Portanto, admitir que cometemos deslizes é a primeira atitude sensata de quem busca o caminho certo...

Não tenhamos vergonha de reconhecer nossas más tendências, pois enxergá-las é sinal de progresso, sinceridade e lucidez, comprovando nossa intenção de nos curarmos.

O doente realmente doente é aquele que pensar ser mais sadio que os outros e se nega a tomar remédio; o que admite a doença, inaugura a fase terapêutica e da cura. Admitir: verbo difícil, porém, imensamente nobre. Sejamos nobres..."

Parei para observar com toda paciência e calma e admitir que eu não devo me preocupar tanto com pessoas que não merecem tanta preocupação e nem me doar tanto para pessoas que não são verdadeiras comigo.

Mas eu aprendi a não me arrepender pelo bem que eu fiz é o melhor caminho. A verdade é sim as pessoas não entendem que amizade verdadeira e lealdade são coisas muitos difíceis de conseguir.

O tempo revela o certo
O tempo é mestre em revelar a verdade. O tempo é mestre em revelar as besteiras que a gente faz. E como a gente descarta amigos verdadeiros, porque nos deixamos nos levar pelas ilusões.

E muitas vezes a gente se fecha numa concha e não ouve de jeito nenhum o que a pessoa te diz. E não conversa, mesmo quando a pessoa conversa com você.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Há tempo de nascer, e tempo de morrer;

tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz." Eclesiastes 3:1-8

A gente vive num tempo em que não  se conserta amizades, não se volta atrás em nada. Pois nos enchemos de tanto orgulho e não damos uma segunda chance.

Algumas pessoas erram muito quando pensam que o melhor é bombardear a pessoa com cobranças e tentativas frustradas de reatar a amizade, pois na tentativa de reatar a amizade começamos a julgar a pessoa, bombardeá-la com ódio e ressentimento, dizer que a culpa é dela, usando o vitimismo típico de "pelo menos eu estou tentando ser seu amigo, mas você é muito fria", cobrando e insistindo que a pessoa é culpada de tudo e que você é a vitima e a pessoa é que não presta, ofende a pessoa dizendo que ela é sem talento, mentirosa e que as tristezas e sentimentos dela não são relevantes.

Em momento nenhum existe uma tentativa real de se colocar no lugar do outro e tentar realmente resolver o problema. É tudo uma questão de se ter razão e ser o dono da verdade o tempo todo. Com todo egoismo e arrogância se atropela os sentimentos do outro para se sentir o senhor da verdade.

Porque usamos os defeitos da pessoa como uma maneira de tentar puxar a pessoa de volta. Quando o que realmente faria a diferença é admitir o erro e um pedido de desculpas.

Não nos colocamos no lugar do outro que esta sofrendo e levando as pancadas que damos nela. Acusamos e julgamos com severidade esta pessoa que só tomou esta posição, porque em algum momento você obrigou a pessoa a tomar este posicionamento e depois acusa a pessoa de estar errada. Pare e repense!

Admitir que você errou e pedir desculpas não é uma demonstração de fraqueza. Pare de ouvir a canção da morte do mundo...

Admitir o erro e pedir desculpas é a maior prova que você tem caráter e que você é maduro o suficiente para admitir que é um ser falho e que também comete erros.

A maioria das desavenças entre pessoas acontece, simplesmente, por orgulho. Uma das pessoas fere a outra. E depois não quer admitir de maneira nenhuma que errou.

Força a situação para fazer a pessoa ferida assumir o posto de vilã. E passa a constantemente desmerecer a outra pessoa.

E nesta situação, em algum momento, vai acontecer a ruptura da amizade. Tudo por falta de um pedido de desculpas e admissão de um erro ocorrido lá trás. Pois, muitas vezes, cometemos erros em cima de erros com a pessoa, marcamos compromissos com ela e não aparecemos e nem temos a consciência de ligar e avisar a pessoa. Decidimos humilhar a pessoa na frente de estranhos, simplesmente por acharmos "ela é minha amiga mesmo então vai entender".

Desmerecemos o talento da pessoa o tempo todo, chegamos ao ponto de dizer "eu não vou segurar você"... Lembre-se dos momentos difíceis que a pessoa deu o braço para você e se manteve do seu lado quando a maioria te descartou e você, sem qualquer embaraço, diz para a pessoa "Agora que tenho dinheiro posso comprar tudo" e ainda questiona tudo que a pessoa fez por você, como se ela nunca tivesse tido significado para você.

As vezes é preciso ir além
Algumas vezes precisamos ir além e entender que é preciso afastar-se e deixar de lado o que incomoda.

Eu já não me importo com a severidade que algumas pessoas me julgam, pois se elas realmente falassem a verdade e admitissem seus erros, teriam a humildade de pedir desculpas pelo que fizeram.

A você meu amigo leitor, minha amiga leitora, digo não se importe muito com o que te faz mal. Nem fique se questionando pela falsidade que tiveram com você.

De tempo ao tempo e tudo se resolve.

Xoxo

Dryca Lys

Citação Observar e Admitir Livro Pequenas Atitudes de Joamar Z. Nazareth - Minas Editora

0 comentários:

Ajude a Somália. Clique Aqui

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí