Translate


Confiança é um ato de fé. Porém para reconstruir é muito dificil

A confiança é algo frágil e difícil de ser conquistado

Sabemos que a tecnologia ajuda muito a nos conectarmos com o mundo. E hoje tive a felicidade de ver que a minha voz chegou em países que eu não conhecia como Montenegro (um jovem país que se separou da Sérvia) .

Confiar ou não...
A confiança é um dos sentimentos mais difíceis de ser conquistados. Uma vez que ela é muito frágil e quando se rompe, dificilmente é consertada.

"confiança: substantivo feminino
´
1. crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, discrição etc. de outrem; crédito, fé.
"ter profunda c. num amigo"

2. crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função.
"tem c. nos freios para correr assim?"

A "confiança é o ato de confiar na analise se um fato é ou não verdadeiro, devido a experiências anteriores, entregando essa análise à fonte de estatísticas e opiniões de onde provém a informação e simplesmente considerando-a checando-a com outras informações a chamada cruzamento de informações. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro.

Aceitar a própria decisão de outra pessoa, confiar em outro, é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade.

Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém, da informação e de um sistema de inteligência. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa, é o que Sun Tzu chama de confiança no desenvolvimento da guerra, sendo fundamental, para a sobrevivência do Estado o chamado Sistema Nacional de Inteligência, vide a obra completa da "Arte da Guerra", de Sun Tzu Kong Fun Sen, nome completo do general chinês."

Uma vez rompida a confiança há se esforçar para recuperá-la
Basicamente as relações humanas se estruturam em diversos níveis de confiança, para que elas possam evoluir para o que desejamos que elas evoluam.

Conquistar a confiança é algo que leva um certo tempo e que se constrói ao longo do relacionamento. Porém a confiança é como uma porcelana muito fina e delicada. Que ao menor descuido ela se quebra.

E quando a confiança se quebra leva consigo amizades, amores, relacionamentos profissionais. Pois uma pessoa somente se relaciona com a outra e aprofunda o relacionamento se ela tem algum nível de confiança no outro.

Porém com a modernização das formas de comunicação humana, o que tem afetado de maneira drástica o comportamento humano. A confiança tem sido alvo de ataques constantes.

As armas se multiplicaram
Na nossa sociedade contemporânea se tornou mais fácil o acesso a beleza e a sensualidade, num clique pode se explorar também todas as formas de sexualidade.

O que tem elevado muito a insegurança de muitos casais, onde o medo constante de traição é elevado. Onde o Smartphone e a internet são vistos como inimigos número um dos mais ciumentos.

E com esta falsa liberdade que a nossa sociedade tem experimento, esta mais fácil observar como é o carater de cada pessoa. E se ela valoriza pessoas sinceras e leais.

Mas não é somente os relacionamentos afetivos que estão passando pelo problema de confiança. As amizades, os relacionamentos profissionais, relacionamentos familiares. Todo relacionamento humano esta passando por sérios problemas de confiança. Uma vez que estamos conectados o tempo todo e podemos ver qualquer coisa em tempo real. 

As pessoas que estão ao nosso redor também se conectam com maior facilidade e fica cada vez mais fácil encontrar as pegadas, mesmo que digitais, do engano e da traição.

A dúvida...
Porém há outras questões que precisamos analisar. Nesta era hiper tecnológica, da conexão wi-fi e até conferencias holográficas. Esta muito mais fácil plantar a semente da dúvida nas pessoas e mais fácil ainda destruir relacionamentos baseado em acusações falsas.

Sabemos que o ser humano tem dentro de si duas forças poderosissímas o Bem e o Mal e com uma ajudinha tecnológica é muito mais fácil plantar a dúvida e instigar a desconfiança.

A sabedoria é necessária
O Mal é esperto e sabe onde pode atacar com facilidade, pois ele busca conhecer os pontos fracos de cada pessoa. E, após conhecer estes pontos fracos, diante da vulnerabilidade de cada pessoa o mal passa a atacar, muitas vezes, de modo certeiro e que parecem reais.

Nós humanos temos dificuldade em utilizar tudo com sabedoria, pois nos perdemos com muita facilidade nas várias ilusões que existem em nosso caminho.

E não se esqueça que exitem um sistema, milimetricamente, arquitetado para fazer você fracassar o tempo inteiro.

Neste mundo de interação instantânea onde tudo tem que ser feito para ontem. E os relacionamentos duram apenas o tempo de preparo de um macarrão instantâneo.
Não é de admirar se deparar com pessoas que acreditam que tudo se resume a sexo, dinheiro e destruir o outro sempre que tiver a oportunidade. 

Como aquele velho ditado "A oportunidade faz o ladrão". Porém eu aprendi ao longo da minha jornada que a oportunidade não faz o ladrão. A oportunidade revela o caráter de cada pessoa diante de determinadas situações.

Na sua jornada sempre haverá atalhos e caminhos mais fáceis de serem seguidos, porém estes caminhos não levam a lugar nenhum, além de dor, destruição e sofrimento.

Tem muito lobo parecendo ovelha
Na vida existem muitos lobos bem disfarçados de ovelhas, justamente para destruir os outros ao seu redor.

Basta observá-los com cuidado e sem pressa. 

Eles minam sua confiança em pessoas que estão ao seu lado com sinceridade.

Eles fazem você ver como controle e aprisionamento qualquer tipo de conselho que é dado para o seu bem.

Eles fazem questão de destruir relacionamentos verdadeiros que você tem. Sempre apontando os defeitos de pessoas que já te provaram amor, amizade e principalmente lealdade. Eles sempre riem de você pela sua identidade sexual, por sua etnia, por sua posição social, por sua origem, pelo seu jeito de falar...

Porém desejam com toda força que você seja destruído e caia com força no chão e nunca mais se levante.

Alguns desejam o seu fracasso
Estes lobos desejam a sua morte, não somente no plano físico, mas a sua morte espiritual. Sua morte profissional, eles tentam matar tudo de melhor que você tem.

E você reconhece isto no momento em que você começa a se perguntar "por qual motivo eu fiz isto?" Ou então "por qual razão eu humilhei e destruí aquela amizade tão sincera e leal?"

Um grande amigo meu me disse "nem todas as pessoas que andam ao seu lado tem boas intenções. Algumas delas tem tanta inveja do seu potencial criativo e de sua vontade de ajudar, que desejam e procuram uma maneira de te destruir por completo".

E outro grande amigo meu me disse "você tem que se orgulhar da sua capacidade de ver muito além do que os outros costumam ver. Isto é um dom e poucas pessoas recebem este presente de ver com tanta clareza além das aparências".

Muitas pessoas dissimulam embaixo de um sorriso, porém somente tentam ganhar sua confiança para poder te derrubar.

E muitas vezes a gente acaba abrindo as portas para estas pessoas, pois algumas já se acostumaram tanto em usar máscaras que já não sabem mais discernir o que é seu rosto, sua própria identidade, da máscara de mentiras que ela criou.

Porém o que deve se aprender sempre é não se deixar levar pelas várias influencias externas e acabar destruindo um vinculo de confiança com alguém que realmente se importe.


"O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua." Provérbios 11:12

Pois quando destruímos algumas amizades, elas podem nunca mais voltar justamente por ter acontecido a quebra de confiança.

"O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte, E tais contendas são como os ferrolhos dum castelo." Provérbios 18:19


Algumas vezes é preciso se despir de todo orgulho e de toda arrogância, muitas vezes, um pedido sincero e verdadeiro de perdão pode fazer com que a pessoa que foi magoada começar a ver que você, realmente, se arrependeu do mal e da dor que você causou nela.
"Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus." Mateus 5:9
Algumas vezes precisamos apenas nos despir do orgulho e da arrogância e demonstrarmos que nos importamos com aquela pessoa que ferimos um dia. E, com o coração sincero, pedir perdão e demonstrar que realmente nos importamos com aquela pessoa.

Tente. Mas aprenda a também dar tempo para a pessoa entender o que esta acontecendo e decidir se quer restabelecer contato. E se ela decidir restabelecer o contato, com sinceridade, reconstrua os laços de confiança. Mas saiba que é um processo de reconstrução de confiança.


E mostre que você realmente mudou, não apenas com palavras. Mas com atitudes reais e positivas. E não se deixe levar por opiniões alheias que nem entendem o relacionamento que você tem com a pessoa.


Fonte: Dicionário Globo

Wikipédia

Bíblia online

Canal Projeto Luz e Vida

Imagens: Internet

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí