Translate


Crise na Venezuela: Brasil e Colômbia precisam de ajuda para receber os refugiados

Fonteiras definem o limite do território de cada País

Para a constituição de um Estado é preciso alguns requisitos:

1. Povo ou Nação: Pessoas que se reúnem em suas tradições, costumes e formas de convivência, suas crenças diversas e sua língua.

2. Território: Espaço físico territorial onde estas pessoas se estabelecem se crescem como nação.

3. Governo: Ente administrativo que organiza juridicamente e estruturalmente esta nação, dentro de determinado território.

Claro que existem nações que não são estados, pois não possuem território um exemplo são as nações ciganas e a nação palestina.

Porém cada Estado define os limites territoriais, chamados de fronteiras, para estabelecer suas leis e sua estrutura administrativa.

O Brasil faz fronteira com vários países: Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Apenas dois países não fazem fronteira com o Brasil: O Chile e Equador.

Estabelecer fronteiras entre cada país é importante para manter suas soberania e sua independência. Onde cada país se desenvolverá conforme a realidade de seu povo e de seu território.

Porém sabemos que temos manter solidariedade com os países pares de nosso continente.

Sabemos que a Venezuela esta em crise e passando por graves problemas. Inclusive a BBC falou sobre isto numa matéria bem esclarecedora.

A crise da Venezuela esta forçando vários venezuelanos fugirem para os Países mais próximos, e o destino tem sido o Brasil e a Colômbia, e os EUA já ofereceram ajuda para o Brasil e para a Colômbia para evitar mais problemas que vem com essa imigração em massa. Conforme matéria da DW.

Neste momento difícil que se abate na Venezuela, a Colômbia e o Brasil esta abrindo os braços para os que precisam de ajuda.

Porém é importante que o mundo olhe para o Brasil e para a Colômbia, para que os dois países possam receber com dignidade e acolher estas pessoas que estão enfrentando uma situação triste e dolorosa. Pois ninguém quer deixar o lugar onde nasceu, onde esta suas raízes, onde esta sua cultura, onde esta tudo que conhece. Porém neste momento de dor, temos que ajudar nossos irmãos venezuelanos e precisamos de ajuda para recebe-los com dignidade. Pois é mais que uma questão diplomática. É uma questão humanitária.

E que neste momento tão difícil, a Venezuela possa se recuperar e possa encontrar seu caminho novamente. E neste momento, em primeiro plano devemos ajudar nossos irmãos venezuelanos. Mas também criar estrutura digna para recebe-los e também dar dignidade aos brasileiros que aqui estão.

E que a Venezuela se recupere deste momento caótico que tem enfrentado.

Fonte da Informação: BBC Brasil e DW
Imagens: Internet

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí