Estreia teatral

Estreia teatral

Não tome para você a responsabilidade que o outro deve ter.

Toda escolha é difícil

Estes dias andei pensando sobre várias coisas. E ontem, 19/02, conheci algumas pessoas que me fizeram pensar sobre muitas coisas.

Você esta interligado com o outro
Andei pensando sobre aquela máxima que virou febre nas conversas de auto-ajuda "você atrai o que recebe, você é culpado pelo que te acontece"

Realmente comecei a pensar sobre isto. E ponderando com um jovem muito bacana, aprendi que nem tudo que te acontece foi você que atraiu.

Uma vez que você não consegue interferir nas escolhas das outras pessoas, nem controlar o pensamento e o desejo de cada pessoa.

Algumas pessoas não tem responsabilidade emocional com o próximo. E enxergam o outro como uma oportunidade de se dar bem de alguma maneira. E depois que atingir seus objetivos, vai descartar o outro com toda crueldade que existe dentro do coração.

Precisamos entender muitas coisas sobre o ser humano, que é um universo complexo e diferente.

A vida é cheia de escolhas
E quando você chama para si a culpa de coisas e eventos que você não pode controlar, você acaba tirando a responsabilidade do outro. E assim, você assume um poder que na realidade você não tem. Controlar os sentimentos e comportamentos que o outro pode ter.

E quando você avoca para si este tipo de responsabilidade, você começa a sofrer muito. Pois você, em si mesmo, é um universo complexo e cheio de contradições.

O outro é um universo completamente diferente de você. Com outras crenças, outro tipo de vivência e cheio de seus próprios desejos e pensamentos.

É muito cruel e muito problemático quando tentamos puxar para nossa vida responsabilidades que não são nossas. 

Cada pessoa escolhe o caminho que deseja trilhar. Se deseja fazer o bem ou o mal para o seu próximo. Cada pessoa tem suas portas para abrir ao longo de sua jornada. E muitas coisas cada um vai ter que fazer completamente sozinho.

Como uma colega me disse, "eu conheci uma pessoa tão legal hoje, eu estou com muito desejo de ficar com ela. Mas eu tenho compromisso. Então eu não vou me aproximar muito. Pois eu amo a pessoa com quem tenho meu compromisso. E uma besteira dessa pode destruir tudo de tão bonito que construímos".

Deixe cada um...
Temos que aprender deixar cada um escolher e seguir o seu caminho. 

E, principalmente, deixar que cada um aprenda que a cada escolha que se faz, com ela virá uma consequência. O que aperfeiçoa a Lei da Semeadura, Lei do Karma, ou como você quiser chamar.

De maneira alguma tome para o fardo de tentar controlar o outro e tirar dos ombros de cada um sua responsabilidade por seus atos e suas escolhas.

Não se torne responsavel por coisas que você não pode controlar. O máximo que você pode fazer é aconselhar e deixar o outro escolher.

Cada um sabe qual direção quer seguir.
As pessoas estão imersas em tantos manuais de comportamento, tantas imposições e tantas regras que a sociedade cria e impõe... E com tantos regramentos as pessoas se distanciaram de si mesmas. E passaram a justificar o mal que fazem contra os outros e ainda, o mais grave, passaram a colocar toda a culpa em quem é vítima de suas ações cheias de maldade e crueldade.

Por este motivo o mundo esta repleto de sofrimento, intolerância e violência. As pessoas se distanciaram de si mesmas. E perderam o senso de responsabilidade com o outro.

Por isto há tanta dor.
E quando plantamos o mal recebemos o mal. Quando tudo que fazemos é nos perder na ilusão e distrações do sistema recebemos de volta solidão, medo e decepção.

É preciso aprender a ver muito além da imagem. É preciso conhecer muito mais além de "conceitos" superficiais.

"Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento crítico ou lógico."¹

Porém é preciso ir mais longe, pré é algo que vem antes. Ou seja denota antecipação; que ocorre com antecedência; antecipação.

Juntado com conceito que significa definição, concepção ou caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais.

O termo "conceito" tem origem a partir do latim “conceptus” (do verbo concipere) que significa "coisa concebida" ou "formada na mente".

Anteriormente preconceito era escrito como pré-conceito. E com o tempo foi se adaptando e facilitando a palavra.

Porém o que eu trago com este pensamento sobre preconceito. Com tanta evolução esta nascendo um novo pré-conceito dentro das novas gerações, onde você não precisa ter responsabilidade emocional. E este tipo de comportamento é equivocado, porém tem se tornado muito comum no mundo inteiro.

Liberdade real.
Você somente se torna livre de verdade quando entende que não deve seguir calado o que é imposto à você. E aprende a identificar o que inversão de valores e tudo aquilo que pretende machucar e subjugar o outro em sua totalidade.

E este tipo de ensinamento pernicioso tem se espalho pelo mundo, de maneira tão sútil que as pessoas não estão percebendo toda a programação mental e comportamental que estão sofrendo.

Não é correto fazer nada que machuque o outro, sobre pretexto algum. Se você fizer o mal ao outro, causar danos emocionais no outro intencionalmente utilizando falsas idéias de "empoderamento" e "liberdade". Na verdade você esta é semeando violência e destruição e não esta se dando conta disto.

Cuidado! Tem muita gente que se beneficia da histeria coletiva para disseminar o mal com roupagens de coisas boas.

Antes de destruir, observe.
Eu aprendi com uma garota a gostar muito de Cactus, plantas que se recobrem de espinhos e suportam altas temperaturas e muito tempo sem água.

Os cactus nos ensinam, a milhões de anos, que ser o que se é... Sempre será o melhor caminho. E que quando você atravessar a adversidade e enfrentar o deserto. Se mantenha forte sempre.

Pois quando o sofrimento passar, suas flores vão aparecer para que todos possa ver o quão maravilhoso e cheios de virtude você é.

Aprenda que todos nós temos que ter responsabilidade emocional com todas as pessoas que nos cercam. Pois não é plantando discórdia e maldade, que você colhera um mundo mais justo e cheio de bondade. Pelo contrário, quando você planta e dissemina o mal. Você esta estimulando a multiplicação de tudo que é ruim e cheio de violência.

As pessoas não entendem o real poder que cada uma têm. E não procuram saber como desenvolver em si mesmas toda a sabedoria e toda capacidade de mudar o mundo, que elas tem desde que nascem.

Abrir as asas é um exercício diário
Para voar, primeiro é preciso aprender a usar suas asas. Para poder ver o mundo em toda sua complexidade e diversidade. Primeiro é preciso aprender ver muito além da imagem.

Evoluir é um exercício que se aperfeiçoa todos os dias. E nem todas as pessoas estão dispostas a aprender. É sempre mais fácil seguir a multidão.

E você o que tem escolhido para si.

Gostou? ! Compartilhe com todos que você conhece!

Dryca.

Fonte de imagens e informações.

¹ Preconceito em Significado

Imagens: Google images

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí