Estreia teatral

Estreia teatral

Aprender a ser livre num mundo onde tudo aprisiona você

Tudo é uma questão de aprender a se ouvir
A liberdade é uma questão muito importante para se pensar. A liberdade não é libertinagem. 

Atualmente temos uma questão que se fala de empoderamento e se tornar o que se realmente quer ser. Porém, muitas vezes, as pessoas confundem a liberdade com libertinagem.

"Liberdade: significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão

Libertinagem: é um termo oriundo do francês "libertinage", significa devassidão e é a característica de alguém que vive uma vida de libertino. Muitas pessoas consideram a libertinagem o oposto da liberdade.

Alguém que exerce libertinagem é alguém devasso, dissoluto, licencioso (que abusa da liberdade), ímpio, insubordinado e que não é submisso. Em alguns casos também pode ser considerado como um livre-pensador. Libertinagem também pode ser associada à incredulidade religiosa. Um dos casos mais comuns de libertinagem é quando uma pessoa se entrega inconsideradamente aos prazeres sexuais.

A libertinagem é um mau uso da liberdade de um indivíduo, é a extrapolação da liberdade, e quando isso acontece, os limites são ultrapassados e a integridade física, emocional ou psicológica de outra pessoa é posta em causa. A libertinagem leva a uma falta de respeito pelo próximo, e indica falta de dignidade e bom caráter.

A liberdade se aprende
A liberdade é algo que se aprende com o tempo, pois aprendemos como nos relacionar com as pessoas. E com este aprendizado, nos deparamos com a necessidade de respeitar a escolha de cada pessoa. Respeitar é uma necessidade básica para mentar a paz entre as pessoas.

E quando a gente quer ser livre, a gente aprende a ser responsável pelos nossos atos e pela segurança emocional do outro. Pois, não adianta falar sobre preconceito e como combatê-lo não condiz com espalhar preconceito se escondendo em suas "fraquezas".

Liberdade é a capacidade e entrar em você mesmo e começar o mundo por outro prisma, tendo a escolha para mudar. Se você quiser mudar. Tudo depende de você querer mudar.

Se você quer ser uma pessoa livre de verdade, você precisa aprender a ouvir a si mesmo e a partir deste movimento você aprende a ouvir o mundo ao seu redor. E aprenda a mudar as frequências energéticas que cercam você.

É um processo
Encontrar seu caminho para liberdade é um processo, que pode durar uma vida inteira. Pois como seres humanos que somos, nesta jornada de vida, nos modificamos o tempo inteiro.

Porém temos que aprender a manter alguns valores que consideramos importantes, para não nos perdemos na caminhada da nossa própria existência.

Precisamos aprender a silenciar muitas vozes ao nosso redor, para conseguirmos nos compreender. E quando conseguimos nos compreender, automaticamente, conseguimos saber o que queremos e o que não queremos. Conseguimos identificar quem quer nos prejudicar a todo custo e quem realmente quer nos ajudar. Conseguimos identificar quem são pessoas que estabeleceram uma parceria de vida conosco. E conseguimos reconhecer quem nos ama realmente e nos quer nos manter em suas vidas.

Porém, quando encontramos nossa liberdade verdadeira conseguimos ler as pessoas e conseguimos entender aquelas que tem dificuldade em estabelecer vínculos de relacionamentos, devido a sua própria história de vida.

E entendemos que podemos ajudá-las a superar seus traumas e voltar a viver. E assim, também, as ajudamos a encontrar o caminho para felicidade. Ensinando que cada um pode trilhar seu caminho e que existirão sempre pessoas dispostas a ajudar a caminhada  nos momentos mais doloridos.

Adquirimos Sabedoria
E com o tempo aprendemos adquirir a Sabedoria e com ela aprendemos como viver melhor e como encontrar nossa própria felicidade. Compreendendo que tudo bem se o outro não gostar da gente e que não precisamos fazer o que o sistema nos impõe a fazer. 

Começamos a compreender que o preconceito contra o outro é bobagem, que discriminar e segregar não é o caminho para nada. Entendemos a dimensão da Beleza e, finalmente, conseguimos ver completamente que a Beleza não se prende a padrões estéticos passageiros. Mas ela é um estilo de vida e um estado de espírito.

Aprendemos a ver o significado das pessoas em nossa jornada e perdemos o interesse apenas em usar pessoas e coisas. Aprendemos que a vida tem mais valor que um bem material.

E, principalmente, conseguimos ver com clareza quando as armadilhas da vida se disfarçam de presentes.

Tempo e espaço
A jornada do amadurecimento é algo maravilhoso e não são todas as pessoas que experimentam esta vivência. Pois algumas se recusam a amadurecer, de verdade, e outras acabam fazendo a passagem deste plano.

O tempo é que nos ensina a adquirir sabedoria e com isto, adquirimos a  verdadeira liberdade. Para escolher o que queremos ser e aprendemos que destas escolhas as consequências vem atreladas. E não há como escapar disto.

Na juventude somos mais ousados, somos impetuosos e agimos por impulso e sem pensar e sem medir qualquer consequência. E por isto sofremos tantas desilusões.

Pois, quando somos jovens, acreditamos que nada nos atingirá e que somos capazes de realizar qualquer coisa.

"Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada." Provérbios 8:33,34

Aprenda a pensar antes de agir, pense antes de falar. Pondere se o que você pretende fazer ou dizer não acontecerá algo que pode causar danos e prejuízos a outras pessoas.

Tantas coisas poderiam ser evitadas se aprendêssemos o valor do silêncio, nos momentos em que o silêncio é mais que necessário.

Aprendendo a pesar e refletir
Quando a gente aprende a pesar o que pretendemos falar ou fazer, conseguimos discernir o que causará problemas e o que pode ajudar.

Pois nossas palavras tem poder. Poder de levantar uma pessoa ou derrubá-la de vez. E nossas ações acabam refletindo o caráter que nós temos. 

Quem tem a paciência para observar, consegue entender e ler qualquer pessoa. E não é uma pessoa fácil de ser enganada.

O ponto de equilibrio
Encontrar o ponto de equilíbrio é algo que somente você poderá fazer por você mesmo. Não adianta você esperar que outras pessoas façam isto por você.

E algumas pessoas, infelizmente, mentem para si mesmas por vários motivos. Mas os motivos mais corriqueiros são:

A insegurança que tem consigo mesmas: Muitas pessoas que mentem amizade, são extremamente inseguras. E tem tanto medo de olhar para si mesmas que preferem criar um mundo de mentira e falsa felicidade. E assim escondem quem são. Mas não sabem nem para onde estão indo. E com isto acabam provocando estragos que, em alguns casos, jamais serão reparados;

Inveja da força e coragem dos outros: A inveja é um sentimento danoso, tanto para quem sente, quando para quem é vítima. Pois o invejoso nunca esta feliz consigo mesmo e almeja destruir tudo que toca. 

Aprovação social, medo de ficar sozinho, raiva ou maldade mesmo. Existem vários motivos para as pessoas mentirem para si mesmas. E assim elas fingem que são livres, mas na verdade estão acorrentadas por tudo que elas mais temem.

Como será o seu caminho: somente você pode escolher.
Como vai ser a sua vida e a sua jornada, somente você pode escolher. Mas você tem que aprender a nunca se prender aos rótulos que todos tentam colocar em você. A vida é uma jornada única e é a sua jornada. Então seja feliz. Seja feliz com as pessoas que te fazem bem. Não tenha medo de amar quem esta ao seu lado de verdade. 

E lembre-se que nesta vida tudo é uma questão de tempo e espaço. E suas escolhas sempre vão gerar consequências.

Aprenda a ver muito além da imagem. Aprenda a se desvencilhar dos rótulos e da ilusão que cerca este mundo. Aprecie o silêncio sempre que for necessário. Muitas respostas estão no silêncio.



Base de pesquisa:


Imagens: Internet

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí