Estreia teatral

Estreia teatral

O Abuso, seja qual roupagem que ele utilizar, causa danos irreversiveis

Algo muito difícil de superar
O abuso quando ocorre é algo que modifica a vida de quem o sofre. E cria um ciclo interminável de dor e de sofrimento, que tem um processo muito longo para ser superado.

O abuso cria comportamentos e desencadeiam muitas doenças que nem sempre podem ser superados. Muitas vezes, algumas pessoas não conseguem se libertar dos danos que o abuso que sofreram.

"abuso substantivo masculino

1. uso incorreto ou ilegítimo; abusão, excesso.
2. uso excessivo ou imoderado de poderes." Dicionário Online

Abuso Psicológico

O Abuso psicológico é de uma crueldade imensa, pois é algo que persegue a pessoa pelo resto da vida. E cria muitas doenças psicológicas e psicossomáticas que, em alguns casos, são tão danosas que não há como reverter os efeitos na vítima.

E o processo de abuso psicológico é cruel, pois ele é diário. Não acaba nem por um segundo. 

E este tipo de abuso começa na infância. E se prolonga pela vida. E muitas vezes os agressores não percebem que estão sendo abusadores psicológicos.

Alguns percebem, mas tem uma certa perversidade, e continuam a abusar psicologicamente de suas vítimas, apenas para sentir quem exercem algum tipo de controle sobre elas.

Os abusos recaem sempre sobre aparência física, inteligencia, modo de comportamento que destoa do que todos acham ser o correto...

E tudo que acontece na infância fica impresso dentro da pessoa e, muitas vezes, determina toda a construção da personalidade da pessoa.

E muitas vezes os pais não percebem o que estão fazendo. Pois todo ser humano se constrói com as referencias que tiveram anteriormente, dai nasce a questão da criação do ciclo interminável, que passa de geração a geração.

Muitas pressões interferem na vida adulta e muitos acreditam que descontar nas crianças suas frustrações pode ser mais comodo e mais fácil. Porém não entendem que tudo isto causa danos as crianças, que podem se tornar adultos passivo-agressivos, mantendo o ciclo de violência e ódio que pode estar se perpetuando por muitos anos dentro da família.

Num caso como este é preciso o reconhecimento do que esta acontecendo e a aceitação de que é preciso de ajuda para quebrar o ciclo do abuso psicológico. Nestes casos é sempre preciso estar aberto para receber ajuda.

O Abuso Psicológico também acontece no ambiente de trabalho, no ambiente acadêmico. Em todas as relações humanas, uma vez que sempre há uma vontade de controlar as situações e se destacar diante dos outros.

E pasmem, mesmo num ambiente empoderado e de apoio feminino, muitas mulheres reproduzem abuso psicológico contra outras mulheres.

Porém é preciso reconhecer o comportamento abusivo e tentar mudar. Pois toda ação que promovemos, a reação sempre acontece.


No meio estudantil acadêmico os abusos psicológicos acontecem o tempo todo. E eles assumem a forma de bullying. O que acaba criando uma grande chance das vítimas desenvolverem depressão e vários comportamentos de auto-isolamento pelo constante abuso sofrido.

Nas amizades também há abusos psicológicos, onde acontece algo muito mais grave. Muitos não assumem não gostar de determinada pessoa e pelas costas dela falam horrores, mas na frente fingem gostar dela.

E alguns chegam a fingir preocupação, porém estão buscando meios de encontrar os pontos fracos da pessoa, para destruí-la em algum momento e ainda se passam de as santas da história toda, jogando a culpa nos outros. Não assumindo seus erros.

Alguns "amigos" chegam a humilhar por conta da estatura, do peso, da cor da pele, da condição social, do local onde mora, do fato da pessoa estar se relacionando sentimentalmente com alguém que ela queria, mas não conseguiu, pela orientação sexual, pela origem da pessoa...

E a arma que as pessoas mais utilizam é a fofoca e as mentiras, para destruir outras amizades ao redor. E ainda fazer a vítima parecer a vilã da história.

Neste tipo de situação, se não houver maneira de solucionar a questão. O melhor é terminar a amizade e se afastar.

No ambiente de trabalho também acontecem muitos abusos psicológicos, que se transformam em assédio moral dos chefes contra os funcionários, dos abusos morais dos funcionários contra funcionários.

O que cria um ambiente agressivo e desconfortável para todos. E é muito difícil de controlar os abusos morais psicológicos no ambiente de trabalho, pois algumas equipes de trabalho em muitos postos de trabalho, adotam como prática a utilização do assédio moral para aumentar os índices de produtividade, sem se importar com o impacto que gera nas pessoas expostas a este tipo de situação.

Porém um setor que identifica esta ocorrência é o setor da medicina do trabalho, que tem muitos postos dentro do local de trabalho. Que acabam por identificar as queixas dos funcionários. E alguns se preocupam em investigar o que esta causando o desconforto e os problemas de saúde que atingem os funcionários.

O Setor de EndoMarketing acaba sempre interligando seu trabalho com o setor de medicina do trabalho da empresa, para criar projetos que aliviem as tensões e acabem estimulando os funcionários a relaxarem no ambiente de trabalho e com isto a produtividade acaba por aumentar.

Algumas empresas criam as áreas de descompressão, ambientes de leitura, implementam algumas horas para descanso e prática de Ioga e ou atividades que causem conforto nos funcionários.

Estimulam a convivência pacifica com atividades mais prazerosas no ambiente de trabalho. O que acaba por impactar, de maneira positiva, a produtividade e desempenho dos funcionários. Trazendo benefícios para todos.


Nos relacionamentos afetivos também acontece os abusos psicológicos, onde os companheiros passam a atacar o outro para tentar manter o poder dentro da relação.

O que pode estar revelando uma insegurança do parceiro agressor, bem como revela que ele pode ter sido vítima de abuso por um longo período e por isto esta repetindo um comportamento ao qual aprendeu como o correto durante a sua formação como ser humano...

É preciso saber como orientar a vítima e o abusador, pois a situação nunca é fácil. E o dano causado, sempre é muito grande e pode ter atingido a família toda exposta aos abusos.


Abuso sexual

O abuso sexual é algo gravíssimo. Pois ele atravessa o âmbito psicológico e atinge o corpo da vítima.

E o abuso sexual começa, muitas vezes, na infância e se prolonga pela vida. Uma vez que o abusado sempre desenvolve muitas formas de comportamento que, sem o abusado perceber, que atrai abusadores para atacá-lo.

O problema do abuso sexual é a violência extrema que recai sobre a vítima. Primeiro é o desrespeito ao corpo da vítima, os sérios danos psicológicos que ficam na vítima e, se acontece, o abuso vem a tona e todos ficam sabendo, as várias pressões psicológicas e sociais que a vítima sofre.

Pois, infelizmente, na sociedade muitas pessoas culpam a vítima pelo abuso sofrido.

Quando quem deve ser reprimido é o agressor e todos que contribuem para o abuso acontecer e nada fazem para proteger ou retirar a vítima daquela situação.


Misantropia

Quando uma pessoa é exposta a situações muito dolorosas pelo abuso, ela pode desenvolver a Misantropia.

"Misantropia é a aversão ao ser humano e à natureza humana no geral. Também engloba uma posição de desconfiança e tendência para antipatizar com outras pessoas ou um determinado grupo de pessoas." Wikipédia

A Misantropia também é uma dificuldade extrema em socializar com outras pessoas. E que pode levar a pessoa ao isolamento, por muitos fatores, incluindo a exposição continua e intensa a abusos.

"misantropia substantivo feminino

1. ódio pela humanidade.

2. p.ext. falta de sociabilidade." Dicionario Online

Toda e qualquer doença ou fobia se desenvolve por algum motivo. Cabe descobrir a razão e a partir deste ponto buscar a cura.

Porém este passo somente poderá ser dado se a pessoa quiser mudar e se curar. Pois cada vez que se exerce pressão ou se força a mudança. A pessoa pode se retrair mais e o dano pode se agravar ainda mais.

E todos nós devemos ter a humildade para reconhecer quando estamos sendo abusivos com outras pessoas. E neste ponto buscar ajudar para solucionarmos esta questão que temos conosco. E desta maneira nos tornaremos pessoas mais felizes e mais maduras...

Espero ter ajudado.

Com carinho.

Dryca.

Fonte: Fotos Internet

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí