Estreia teatral

Estreia teatral

Arte não é futilidade.


Entender a importância da Arte dentro da vida é algo que, exige, muito desprendimento. Uma vez que o que eu considero arte, pode não ser visto da mesma maneira pelo outro.

Porém a Arte é capaz de exercer um grande poder na modificação das sociedades e da visão de mundo para cada pessoa, que pela Arte é impactada.

A arte literária é algo que envolve a construção de estórias que façam o imaginário do leitos viajar e acreditar no que estão recheando as páginas dos livos, quando se utiliza a modalidade de prosa na escrita.

Também podemos escrever poemas, que vão impactar quem os conhece. A poesia tem a função de conversar diretamente com a alma. Quem nunca leu um poema e teve a sensação que ele fora escrito para quem o lê?

É algo que exige uma conexão com algo que não se vê e nem se compreende com totalidade, uma vez que se adentra ao campo criativo e inventivo. Onde não há regras, nem limites para que se crie algo que impacte as pessoas.

A pintura, a escultura, a fotografia, as artes visuais constroem sensações diferentes para quem as vê. Porém trazem algo de muito especial e intrigante de dentro do artista que vê e constrói este tipo de linguagem de Arte.

Deixando um legado que pode seguir por séculos, criando novas formas de pensamento e sensações advindas do contato com a obra. Podemos ver isto com o impacto que a capela Cistina traz a cada um que a vê. Ou quem vê a Monalisa e não sabe se ela esta sorrindo ou não. Se ela é um homem ou uma mulher. E tantas teorias que nascem daquele enigmático jeito de olhar.

A dança, o teatro, o cinema, a televisão ramos direto do entretenimento que tem o poder de modificar a sociedade. Basta ver como a sociedade era nos anos de 1930 e como ela é hoje em 2018.

O entretenimento aplicado a Arte conseguiu modificar profundamente a sociedade em tão pouco tempo.

A Arte é uma linguagem universal que consegue tocar os mais profundos locais da alma humana e ainda provocar o imaginário em suas regiões mais desconhecidas dentro do cérebro.

Por isto, quem é Artista tem uma responsabilidade muito grande. Pois através da linguagem que utiliza para chamar a atenção da sociedade. Uma mensagem é plantada e esta semente artística germinará e florescerá.

A responsabilidade é muito grande, pois com o poder de envolvimento e convencimento que a Arte possui podemos desfazer preconceitos antigos, como podemos validar antigos preconceitos ensinados de geração em geração.

Os povos antigos sabiam que através da Arte e do entretenimento poderiam educar nações, como poderiam deixar as massas distraídas para evitar interferência em seus governos.


O filme "O Pianista" relatou muito bem qual a importância da Arte e como ela pode salvar vidas. Pois o protagonista foi protegido durante o período mais negro da história, justamente por ser um artista que muito impactou positivamente quem o ouviu.

E uma frase dita no filme, que chama muito a atenção e que poucas pessoas entendem o real significado dela "Se quiser esconder algo, coloque à vista de todos".

E a Arte tem este pequeno disfarce, quando você quer dizer algo, você coloca a vista de todos e com o impacto as pessoas não compreendem o real significado. 

A dança aliada a música tem um impacto poderoso sobre as pessoas, uma vez que se trabalha com frequência e vibração, para a criação de um campo energético que emita sensações e mensagens que não são ditas com palavras.

O teatro também trabalha com esta técnica frequência e vibração para criar campos de energia para impactar quem assiste.

Porém muitos consideram Arte como distração, porém não compreendem que este tipo de visão é equivocada. Uma vez que Arte não é simples distração. E, com toda certeza, a Arte consegue fazer transformações profundas em padrões de comportamento e padrões de pensamento. A arte é um instrumento poderoso que toca a sociedade com muito mais facilidade, justamente por se tratar de algo que causa sensação de conforto e diversão. E nela se consegue passar todo e qualquer tipo de mensagem.


A Arte é um caminho que esta repleto de beleza e de encantamento. Porém não é um caminho fácil como muitos pensam. A Arte exige sacrifícios e muitas vezes pode criar feridas. Pois há muita gente mal intencionada no meio artístico. Predadores que espreitam todos os dias o templo da Arte, para atacar os que são mais fracos e deslumbrados pela fama e pelo dinheiro.

A Arte é algo que proporciona alegria e proporciona a chance de construir o pensamento crítico através de algo prazeroso e divertido.

Mas quando mal utilizada a Arte pode trazer estragos irreversíveis. Pois quem vive no mundo da Arte, também caminha por locais escuros que facilitam o ingresso em coisas que são vistas como reprováveis e cabe ao artista decidir se quer seguir estes caminhos mais sombrios ou não.

Porém a Arte não se liga a estas coisas sombrias que dela se aproveitam e tem maior facilidade para acontecer.

Desta maneira é preciso entender que Arte não é futilidade. Arte é um compromisso, que exige capacitação e dedicação. 

Chegar ao sucesso é muito fácil. O difícil é se manter mais de 5 anos no auge.


Ser Artista vai além da imagem. E um ato de amor e oferecimento da própria cultura para quem assiste.

Com carinho

Dryca.

Fotos: Internet
Video: Youtube

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí