Clique e conheça

Translate


Jornalismo é poderoso. Por isto a imparcialidade é tão necessária

Jornalismo é dedicação

"Jornalista é o profissional da imprensa, na maioria das vezes formado em Jornalismo. É a pessoa responsável pela apuração, investigação e apresentação de notícias, reportagens, entrevistas ou distribuição de notícias ou outra informação de interesse coletivo. O trabalho do jornalista é chamado jornalismo."¹

Uma profissão que exige muita dedicação, pois ela tem o poder de influenciar a opinião pública, por isto um dos princípios éticos do jornalismo é a imparcialidade. Onde a noticia deve ser dada, sem qualquer viés influenciador em que recebe a noticia.

Por isto uma das caraterísticas mais importantes do jornalista é o desejo investigativo, onde a notícia é investigada em todos os aspectos antes de ser veiculada. Devido ao impacto que pode causar na opinião pública.

Atualmente, atravessamos uma grave crise ética dentro do jornalismo, onde muitas notícias falsas estão sendo divulgadas sem qualquer tipo de filtrou ou de checagem.

Sabemos que a mídia marrom, a que espalha qualquer tipo de noticia sem qualquer critério ou responsabilidade, tem se espalhado com muita força e velocidade, devido a eficiencia da internet e das redes sociais.

Porém é preciso um critério para veicular notícias. Quem não se lembra do terrivel caso da escola base, onde a vida dos donos da escola foi destruida, por uma notícia falsa que se espalhou como um vírus. E ninguém parou para verificar a veracidade das informações colhidas.

Quem não se lembra da jovem do litoral de São Paulo, que foi linchada por uma divulgação de informação falsa na internet.

E tentas coisas que andam se espalhando como vírus e causando o túmulto nas redes e destruindo vidas.

E o mais grave. Pessoas denunciando coisas gravissimas que estão acontecendo, porém as denuncias são diminuidas ao máximo. Muitas vezes tornando vítimas como agressoras.

"O que tudo isso nos mostra obviamente é que besteira permanece besteira mesmo quando é falada por cientistas mundialmente famosos." John Lennox²

Desta maneira é preciso que o jornalismo tome posição de informar e levar a sociedade todos os fatos e lados da notícia, para que cada um construa sua própria opinião e sua propria posição sobre o fato.

Pois temos visto uma massificação do pensamento no Brasil que tem gerado muitos problemas, colocando pessoas umas contra as outras. Sem responder a questão primordial por trás das noticias levadas à público. Quem esta se beneficiando com o caos instaurado? Quais os interesses por trás dessa informação propositalmente lançada? E o que estão tentando, realmente, esconder da grande massa?

Ser jornalista é muito mais que aparecer na mídia. É muito mais que escrever nas diversas plataformas de noticias. Ser jornalista é uma responsabilidade em deixar a massa conhecer a informação de todos os ângulos e assim ela esta livre para decidir formar sua própria opinião sobre o assunto.

Ser jornalista é algo muito maior do que se imagina. E exige o comprometimento com a busca da imparcialidade e da credibilidade no oferecimento da informação limpa e devidamente investigada.

Pois o que temos visto muitas vezes a mídia controlar o que a sociedade pensa, o que a sociedade deseja e o que a sociedade busca.  

E isto é algo muito perigoso. Pois como o filme Gladiador mostrou com muita clareza. Quando você domina a massa populacional, você tem o poder. E isto pode ser muito perigoso. Pois com a deslealdade intelectual e as noticias sem fundamento, podem criar catástrofes irreversíveis. E perpetuar preconceitos durante gerações.

Muitos disseminam "conhecimento é poder". Sim, o conhecimento é poder. Porém o jornalismo é poderoso em controlar a opinião pública.

Todo jornalista sabe o poder que tem nas mãos, pelo alcance que ele consegue ter e como ele consegue impactar a sociedade com as noticias lançadas para a opinião pública.

"O bom jornalismo é aquele que se atreva a trazer a praça pública as questões, as decisões, os dossiês que os poderes e todos os poderes tentam manter escondidos"  Jorge Wemans

A realidade somente pode ser modificada quando apresentamos a noticia de maneira imparcial e leal. 


O excelente jornalismo é aquele que te deixa livre para construir seu pensamento, apenas te oferecendo a notícia, com todos os ângulos dela. E deixando você responder as questões que a notícia traz em si e impacta a vida.

O verdadeiro jornalista não tem medo de trazer a noticia para que a sociedade conheça a realidade. Mesmo que isto lhe custe a própria vida.

Bases

¹ Wikipédia
² https://www.youtube.com/watch?v=2Eajt5e7MUM

Fotos: Internet

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí