Translate


Não deixe o seu orgulho apagar a sua bondade.


Estamos passando por um momento muito crítico em todo mundo. Onde as guerras tem explodido em todos cantos. Onde o cuidado com o outro esta se tornando mais escasso. Onde estamos nos desconectando da nossa essência humana e nos perdendo em um caminho sem volta, cheio de dor e sofrimento.

Estamos exaltando a solidão física e promovendo a realidade virtual como a única saída para tudo... Estamos desaprendendo como nos relacionar com o outro, perdendo a capacidade de compreender e distinguir o que constrói e o que destrói.

Estamos desvalorizando tudo que realmente importa e supervalorizando tudo que é passageiro e que não dura num um segundo...

Procuramos jogar as nossas responsabilidades nas costas dos outros. Estamos criando todo tipo de desculpa esfarrapada para tirar a nossa responsabilidade com tudo que acontece ao nosso redor. E jogamos a culpa sobre o outro. O tempo todo.

O amor esta cada dia mais frio, cada dia menos importante. Estamos nos tornando estátuas de nós mesmos, porém longe de qualquer traço de humanidade e generosidade.

Procuramos o caminho dentro da densa escuridão. Quando a luz que temos dentro de nós mesmo esta se apagando a cada minuto.

Estamos nos descuidando de nossa característica que nos torna quem somos. Humanos... Estamos nos distanciando de fazer o bem. E  não estou aqui pregando religião, muito menos tentando mudar ninguém...

Porém somos seres humanos e nós sabemos distinguir o bem do mal. Temos bom senso, embora na maior parte do tempo nós, seres humanos, fingimos que não entendemos nada e nos enganamos pensando que "vou conseguir uma vantagem aqui e ninguém vai se importar mesmo", usamos sempre aquela velha desculpa "vai dar tudo certo no final, então fazer alguém sofrer agora não é maldade não".


Quando você toma este tipo de posicionamento, você cria a possibilidade de uma sucessão de problemas. Justamente pelo motivo de você ter plantado uma semente ruim... E o mais triste é quando você, mesmo sabendo que pode consertar o que fez, não volta atrás de maneira nenhuma por orgulho bobo. Ou receio de parecer fraco ou pela vergonha de "o que todo mundo vai pensar de mim se eu me desculpar ou voltar atrás e consertar o que eu fiz errado".

Se as pessoas voltassem atrás nas decisões ruins que um dia tomaram e consertassem o estrago que causaram na vida de outras pessoas, com certeza o mundo seria um lugar mais feliz.

Admitir o erro e consertar os estragos causados não é motivo de vergonha. Admitir que você falhou, procurar reparar o dano que um dia você causou demonstra a grandeza do seu caráter e que você é uma pessoa capaz de espalhar amor e compaixão.

Muitas vezes a paz que você tanto procura esta num pedido de perdão pelo estrago que você causou na vida de alguém. E este estrago não é somente financeiro... Existem os estragos emocionais... Uma palavra cruel que você disse num momento de raiva que abalou o outro...

Ou talvez você humilhou tanto alguém que estava ao seu lado em todos os momentos que você mais precisou. E depois classificou a decepção da pessoa com você como "um drama sem sentido", quando era reação a todo desprezo que você deu para alguém que toda vez que você mais precisava a pessoa estava lá ao seu lado...

Quantas vezes você se deixou levar para opinião dos outros sobre o seu relacionamento com alguém. Quantas vezes você deu ouvido aos maus conselhos que te deram e acabou magoando quem nunca lhe virou as costas em momento nenhum.

Quantas vezes você desdenhou daquela pessoa que te amou acima de tudo. Quantas vezes você riu daquela pessoa que te defendeu com unhas e dentes e você simplesmente a apunhalou muitas vezes pelas costas...


Quando você mais precisou a pessoa lhe estendeu a mão. Mas quando ela precisou de você... Você a abandonou...

A beleza do ser humano é reconhecer suas falhas e voltar atrás e reparar o mal causado. Mas o orgulho muitas vezes não nos deixa fazer o bem...

E um dia pode ser tarde demais...

E muitas vezes sobra o remorso por não termos conseguido consertar algo no tempo em podíamos fazer o conserto.

"Os mortos recebem mais flores do que os vivos porque o remorso é mais forte que a gratidão." Anne Frank

Fotos: Google Imagens
Frase do Diário de Anne Frank

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí