Estreia teatral

Estreia teatral

Fábrica de Casamentos: o nome já sugere que o programa pode ser apenas fabricado


O Fábrica de Casamentos é um reality show, começou a ser produzido em 2016, porém estreou efetivamente em 2017, marcando a volta triunfante de Chris Flores. O programa se dedica a fazer um casamento em apenas 7 dias.

Porém devemos pensar sobre algumas coisas. Muitos casamentos, quando vemos os episódios, mostram pessoas que de alguma maneira são ligadas ao SBT, ou são repórteres do SBT, atores e atrizes que já trabalharam no SBT.


Como o memorável casamento da sereia. Ou como aquele casamento lindo da Halime, mas que a Halime era funcionária do SBT.

Como uma outra noiva que foi do elenco de uma novela infantil do SBT, muitos meios de comunicação relatam que há uma seletiva de noivos para participar do programa, um deles é o Na Telinha do Uol, deixando a sensação que o programa é conduzido e direcionado para um determinado público alvo permitido participar.

E que chama a atenção é que o programa promove em 7 dias um casamento milionário, porém para correr os proclamas de casamento nos cartórios de registro civil, leva-se no minimo 15 dias. E a expedição de certidão de casamento leva no minimo 90 dias.

"Após o inicio do processo o cartório providenciará o edital de proclamas que poderá ser publicado na imprensa ou afixado no mural do cartório. Decorrido o prazo de 15 dias, se não houver nenhum impedimento, o cartório fornece uma certidão de habilitação que é válida por 90 dias."

Este procedimento ocorre para averiguar se os noivos não tem algum tipo de impedimento ao casamento.

Então das duas uma, ou o programa somente faz a cerimonia. Simples e os noivos depois vão ao cartório e fazem os devidos tramites legais para o casamento. Ou os noivos já se casaram no civil. Ou há a possibilidade de eles, na cerimonia do programa estarem apenas fazendo uma Declaração Civil de União Estável, e ai não é casamento, nos termos legais.

Não se pode esquecer também que vemos comediantes da casa no programa. Deixando no ar que o programa pode não contemplar pessoas comuns.

Pois ao assistir os episódios, uma distancia das pessoas comuns. E um dos casamentos que evidenciou isto, de maneira mais aberta, foi o casamento de um das bailarinas do ratinho...

Todo mundo gosta de falar da lei Rouanet, mas ninguém te conta que o Fabrica de Casamento recebe dinheiro do Fundo Audiovisual da ANCINE.

A ideia do programa em si é muito bacana. Porém há um grande distanciamento das pessoas comuns, pois se você faz uma seletiva para o programa, é obvio que a produção vai escolher os perfis que acredita ser mais vendáveis para a TV e gente que tenha muito mais proximidade com a emissora.

Daí é algo muito fora da proposta do programa, que pretende promover um casamento em 7 dias para qualquer pessoa que se inscreva no site da emissora, na parte Fabrica de Casamentos.

E este é um dos grandes problemas da TV, não se cria programas que se aproximem das pessoas comuns. Sempre há uma seletiva e o pior, quando a produção  não encontra um perfil que entenda ser o mais "adequado", então se contrata atores e figurantes para produzir os quadros que vão para a TV.

Ou você realmente acha que tudo que passa na televisão é verdade? Sabe de nada inocente...

O Na Telinha procurou a emissora que em nota disse que é coincidência os escolhidos terem relação com a emissora. Mas que o único que não fez o cadastro foi o Murilo, que é funcionário da emissora e se casou com uma das bailarinas do Ratinho.

"Metade dessa relação citada por você, o diretor Fernando Pelégio desconhecia e também não achou relevante saber ou não. No casamento da sereia, a noiva era sobrinha do ex-diretor de programação da Globo, Roberto Buzoni. Consequência e coincidência. "

Uma das noivas arrancou a venda no meio do programa, segundo as regras o casamento  não deveria ter acontecido, porém o programa fez vista grossa para uma própria regra estabelecida pela produção do programa, demonstrando que o programa pode não ser tão verdadeiro assim...



A dúvida permanece no ar. Pois na luta pela audiência, muitas vezes as emissoras fazem coisas que induzem os tele-espectadores ao erro. Pois nem tudo que a tv mostra, necessariamente, é verdade.

Fonte das fotos: Internet
Matéria do Na Telinha uol forneceu base de pesquisa
Video SBT Channel youtube

0 comentários:

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí