Acesse ou ligue CVV

Conheça


Não seja como Adão e Eva: Não transfira a sua responsabilidade para os outros

Adão e Eva: algo que precisamos compreender.
As vezes, a maior parte do tempo, é complicado explicar coisas que estão na Bíblia, pois os textos pedem a interpretação como uma visão metafórica do que se pretende ensinar. E um dos problemas em ensinar é que ao comunicar qualquer coisa, haverá a abertura de interpretações diferentes. E o debate de pensamento é bom, quando aprendemos a ouvir o outro, entender as bases argumentativas, pesquisamos e debatemos, sem ofender, para construir a própria visão de mundo.

Antes de qualquer coisa. Parem de dizer que a Arte é criação do diabo. Pois a própria palavra de Deus diz que "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." Isaías 45:7

O diabo não cria nada. E Jesus mesmo disse que Ele veio para dar vida abundante para todos, incluindo Arte. "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10

O inicio
Querendo ou não, devemos entender que toda vida na terra foi criada. Há uma força poderosa acima de nós e que não conseguimos ver. E que criou tudo que existe. E a própria ciência, ainda diverge sobre a criação. Pois há muitas correntes diferentes de teses que defende o surgimento da terra e de tudo que há nela.

Biblicamente falando, há uma descrição de como o mundo e tudo nele foi criado. Porém, não os é dito como tudo aconteceu. Por exemplo.

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1:26,27

Neste trecho da Bíblia é dito que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. E, pasmem, a própria Ciência não descarta a existência de um mundo espiritual, que afeta no plano material.

A própria teoria quântica nos ensina que a matéria é um reflexo palpável de energia, que se transforma o tempo todo. E que esta energia provém de algo que ainda não compreendemos em sua totalidade.

Em se tratando da criação humana em si. No inicio, os seres humanos eram dotados de inocência e não tinham o conhecimento de tudo que hoje temos. Desta maneira, eram livres e não possuíam o mal em si.

"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal." Gênesis 2:9

A partir deste ponto começamos ver alegorias para tentar nos mostrar o que aconteceu. Em momento nenhum a Bíblia fala que fruto é este. Só menciona um fruto, que ao ser comido concede o conhecimento sobre as coisas. Porém aqui já vemos um preceito que o Direito fala muito, mas não fazemos o link deste pensamento.

Todo conhecimento que você adquire, traz uma responsabilidade consigo. Todo o direito que você cria, traz atrelado a si a responsabilidade consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. É inevitável. É inseparável.

Por este motivo foi dito ao homem, não coma deste fruto. Pois no dia que você comer, você morrerá.

Todo mundo já conhece a parábola de Adão e Eva, prefiro chamar de Parábola, pois é assim que eu a vejo.

O que não entendemos é:

1. O mal é uma força espiritual, que pode se apoderar de qualquer ser vivo. E que a parábola fala do mal que ensinou tanto a mulher quanto o homem a desobedecer. Porém cada um poderia escolher fazer ou deixar de fazer.

2. O que separou o homem de Deus não foi a questão de ter comido o fruto que era proibido, pois Deus poderia ter perdoado os dois pela falta que cometeram, pela inocência da mulher que foi, intencionalmente, induzida ao erro pelo Mal e o homem que ouviu a mulher.

O que realmente separou os dois de Deus foi não ter admitido que desobedeceram a ordem de Deus e ainda um jogou a culpa em um terceiro, sobre a escolha que fizeram.

3. Embora a mulher tenha sido induzida ao erro para comer o fruto. Ela sabia que havia desobedecido uma ordem. Já o homem, ele errou consciente. Pois a mulher não mentiu em momento algum para fazê-lo comer o fruto.

Dentro do direito chamamos a conduta da mulher de preterdolosa. Ela age com consciente em algo que não é muito relevante, porém assume o risco das consequências sobre um evento mais danoso que sua conduta causar. E isto muitas vezes, abre precedente para diminuição de pena ou de culpabilidade, uma vez que você analisa todos os fatos, antes de condenar. 

Mas no caso de culpar outro, por em risco que se assume sabendo que há uma ordem dizendo não faça, neste caso, não há como distanciar esta culpa.

Exemplo no Direito:

João vai ao bar toma 5 latinhas de cerveja com álcool, fica embriagado. Pega seu carro e vai para casa, no caminho, João perde a direção do carro, por conta dos efeitos do álcool em seu corpo, atropela e mata Joana.

A conduta de João demonstra seu preterdolo na morte de Joana. Ele não queria atropelar e matar Joana, nem ninguém. Mas bebeu conscientemente e assumiu o risco de causar uma morte em um acidente por estar embriagado.

Não adianta João negar a morte de Joana, também não adiante ele dizer que é inocente, porque inocente ele não é. E quanto mais ele negar o fato, pior será a situação dele perante o juiz que o julgará, com base no conjunto probatório juntado aos autos do processo. E, também não adianta desqualificar a vítima para afastar o evento morte e a responsabilidade de João. Pois, é um argumento que, quando o juiz segue a lei, não cola.

Mas o que eu estou tentando dizer. 

Seja qual for o fruto, seja como for. Não seja como Adão e Eva, que cometem erros que podem gerar consequências mais graves e tentem jogar a culpa em outras pessoas ou outras coisas. Assumam o primeiro erro que levou aos eventos que foram acontecendo sucessivamente, pois assim você quebram a corrente negativa que foi plantada bem no inicio.

Se você começa a estudar a estrutura do Direito e da Justiça, a essência. Você começa entender como funciona a palavra de Deus. 


Ah, antes que eu me esqueça. Parem de dizer que a Arte (em todas as suas ramificações) foram criadas pelo mal. Quem criou todas as coisas, incluindo a Arte, foi Deus. Parem de chamar Artistas de vagabundos, pois você não tem noção de como árduo ser artista e desenvolver arte. Principalmente, no Brasil.

Admita apenas que tem muitas pessoas que mal utilizam a Arte. Como mal utilizam tudo, incluindo a Política.


Fonte das Fotos: Internet

Bíblia Online

Vídeo retirado do programa Got Talent (Internet)

0 comentários:

 

Visitantes do mundo

Prêmio Quality

Prêmio Quality
Profissional do Ano 2014

Dryca Lys

Rádio Vale do Acaí

Prêmio Excelência e Qualidade

Prêmio Excelência e Qualidade
Melhor do Brasil 2014