Acesse ou ligue CVV

Conheça


Anemia: uma doença silenciosa que pode causar a morte se não tratada corretamente


"Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, levando à diminuição da capacidade de transporte de oxigênio. A hemoglobina é a substância que nosso corpo utiliza para transportar o oxigênio."

A anemia é um mal que é silencioso e ataca grande parte da população mundial, causando vários tipos de doença, inclusive levando pessoas ao óbito pela falta de tratamento adequado.

A anemia pode ser hereditária ou pode ser adquirida.

"Anemias hereditárias: As anemias hereditárias geralmente se relacionam a alterações genéticas na fabricação do glóbulo vermelho – seja da membrana que dá forma ao glóbulo vermelho, seja das substâncias que estão em seu interior – hemoglobina e proteínas (enzimas). Neste grupo de anemias hereditárias temos algumas causas comuns em nossa população como as talassemias ou anemias do Mediterrâneo, comuns em indivíduos com ascendência italiana, portuguesa e libanesa; ou ainda a anemia falciforme, mais comum, no Brasil, em indivíduos com ascendência africana.

Anemias adquiridas: As anemias adquiridas podem acontecer por carência de nutrientes, por alterações na medula óssea ou ainda por outra doença que leva a anemia por outros mecanismos. Assim, nos quadros de carência de vitaminas podemos citar a falta de ferro ou de vitamina B12; nas doenças da medula óssea podemos citar as leucemias ou a síndrome mielodisplásica. Já nas doenças que levam a anemia por outros mecanismos citamos as diversas doenças reumatológicas e infecciosas, a insuficiência renal crônica ou as alterações de tireoide."
  1. Anemia ferropriva
  2. Anemia megaloblástica. 
  3. Anemia perniciosa. 
  4. Anemia hemolítica. 
  5. Anemia falciforme
  6. Anemia aplástica. 
  7. Anemia de Fanconi.

A anemia é capaz de provocar outras doenças. Como por exemplos, sintomas de dores de cabeça constantes. Produção irregular de hemácias. Falhas cardíacas, falhas neurológicas se não for tratada corretamente.

Um mito perigosíssimo é que a anemia é sinal de má alimentação somente. A anemia pode ser causada por diversos fatores, inclusive fatores genéticos. Sendo transmitida de geração para geração.

Outro mito que não faz sentido algum é afirmar que a anemia se torna leucemia. Embora a anemia possa ser um sinal de que a pessoa já possua leucemia.


E não se surpreenda, pessoas obesas podem ter anemia. Por conta de vários fatores diferentes. Por isto, é preciso desmistificar o preconceito contra obesos. Pois as pessoas passam por vários problemas que você desconhece. E que pode causar a piora do quadro clinico, por conta do constante bullying e preconceito.

Por conta de problemas relacionados anemia, pode ocorrer a microcitose e a Anisocitose

"Microcitose significa uma diminuição do tamanho dos eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos), indicada no hemograma através do VCM (Volume Corpuscular Médio). Neste caso, os eritrócitos são denominados microcíticos.


Anisocitose é um termo da medicina que significa disparidade do tamanho de algumas células, principalmente nos glóbulos vermelhos do sangue.
A palavra tem origem no grego, onde anísossignifica "desigual", kytos significa "célula" e ose significa "aumento"."

Fonte de Pesquisa:

1. https://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia

2.https://saude.ig.com.br/minhasaude/2015-05-21/sinais-de-que-voce-esta-com-anemia.html

3. https://www.minhavida.com.br/saude/materias/2923-anemia-leva-a-falhas-neurologicas-e-cardiacas-se-nao-for-tratada

4. http://www.abhh.org.br/imprensa/5-mitos-e-verdades-sobre-a-anemia/

5.https://minutosaudavel.com.br/anemia/

6. https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/anemia/

7. https://www.significados.com.br/microcitose/

8. https://www.significados.com.br/anisocitose/

0 comentários:

 

Visitantes do mundo

Prêmio Quality

Prêmio Quality
Profissional do Ano 2014

Dryca Lys

Rádio Vale do Acaí

Prêmio Excelência e Qualidade

Prêmio Excelência e Qualidade
Melhor do Brasil 2014