Acesse ou ligue CVV

Conheça


Massacre em escola de Suzano: Nós já vimos isto acontecer antes e não nos prevenimos

Guilherme e Henrique
Novamente aconteceu uma tragédia em São Paulo. Dois jovens adolescentes resolvem invadir uma escola e matar quem estivesse em sua frente e depois cometem o suicídio.

Parece o storyline de um filme de ação adolescente, mas não é. A Escola Estadual Rui Brasil, em Suzano, foi palco de uma grande tragédia.

Os jovens postaram imagens com armas em Redes Sociais
Não se tem certeza dos motivos para o crime, mas se sabe. Pelo menos é o que a mídia tem noticiado, que os jovens chegaram a postar fotos com armas em suas redes sociais, um tempo antes do crime chocante acontecer.

Escola Rui Brasil
Porém temos que pensar sobre o que anda acontecendo com os adolescentes. Tem aumentado o número de ataques as escolas no mundo inteiro. Como um alerta para o fato de não estarmos prestando atenção nos sinais que as pessoas emitem, antes de cometerem um ato tão assustador como este.

Os motivos, nunca saberemos.
Henrique e Guilherme tinham um pacto, cometer o delito e depois um tiraria a vida do outro, para que não sofressem as devidas punições vindas da justiça. Ou teria outro motivo. O que não saberemos ao certo, uma vez que os jovens levaram consigo o motivo.

Mais uma vez aconteceu.
Porém, mais uma vez aconteceu uma tragédia. Que foi uma tragédia anunciada e que, novamente, ninguém deu a minima importância ao que estava acontecendo, para tentar prevenir o evento.

Em 2011, tivemos o ataque a escola de Realengo no Rio de Janeiro, onde o assassino também deu vários sinais de que promoveria aquele crime, mas ninguém nada fez.

Em 2017, aconteceu o ataque a Escola em Goias, em 1999 aconteceu o mega ataque na escola de Columbine, e muitos ataques aconteceram ao redor do mundo. Porém ninguém observou os assassinos, antes. Sempre ouvimos depois que os assassinos deram sinais do que pretendiam fazer, porém ninguém deu importância. Por acreditarem na incapacidade do cometimento de tamanha atrocidade.
Games e violência
Muitas pessoas tentam associar os games de luta com os episódios de violência. Uma vez que os assassinos, nestes eventos, sempre utilizam as mesmas maneiras e formas de cometimento dos eventos.

E geralmente são jovens introvertidos e que gostam de games violentos. Porém este traço já esta na personalidade da pessoa e não precisa do estimulo de um game para aflorar.

Exemplo claro foi de Mateus Costa da Meira, um jovem estudante de medicina, que entrou em uma sala de cinema e atirou em todos que estavam lá.

Muitos começaram  dizer que a culpa era do jogo Duke Nuken 3D, pois tinha uma parte do jogo, onde o personagem invadia um cinema e matava vilões que eram porcos humanoides.

O jogo chegou a ser restringido. Porém também associaram o evento ao famoso filme Clube da Luta.

Nós vemos um crescente estimulo a violência com filmes de guerra o tempo todo e toda a avalanche de culto aos super heróis da Comics DC e da Marvel.

Estamos hiper-estimulando um mundo de fantasia e de violência desmedida, e esquecemos que existem pessoas que são frágeis emocionalmente e acabam por confundir a realidade com a fantasia. E que não sabem diferenciar o real do imaginário.


Saliento que não são os games, nem os filmes que provocam o desejo assassino em ninguém. O desejo já existe dentro do agente, porém os filmes e os games pode ser gatilhos, que fornecem aos autores destes crimes, ideias de como executar o desejo que já nutrem dentro de si.

E é preciso sempre prestar atenção aos sinais que as pessoas dão. Pois, muitos destes eventos poderiam ser previdos e evitados. E os agentes que pretendem cometer estes crimes, poderiam ser pegos antes. E encaminhados para tratamento psicológico. Mas o velho pensamento de que "acontece com todo mundo menos comigo", prevalece nestes casos.

E como dizia a minha avó Elena. "É sempre melhor prevenir do que remediar". Pois em alguns casos, não há como remediar e nem como voltar atrás.


Imagens:  Internet

Base de pesquisa:

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2019/03/15/adolescente-suspeito-de-participar-de-planejamento-do-massacre-de-escola-de-suzano-e-apreendido.ghtml


https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/cidade-alerta-rj/videos/massacre-em-escola-de-realengo-completa-oito-anos-em-abril-de-2019-14032019

https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,revivemos-a-tragedia-diz-pai-de-menino-morto-em-colegio-de-goias,70002754182

https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Columbine


https://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_da_Costa_Meira

0 comentários:

 

Visitantes do mundo

Prêmio Quality

Prêmio Quality
Profissional do Ano 2014

Dryca Lys

Rádio Vale do Acaí

Prêmio Excelência e Qualidade

Prêmio Excelência e Qualidade
Melhor do Brasil 2014