Translate

Pray For Mexico, Puerto Rico, For The World Peace


Dryca Lys

Eu não tenho medo do futuro, nem vergonha do passado. Toda caminhada leva a transformação e as pessoas mudam ao longo do tempo. Mas precisam aprender que muitas coisas estão dentro e não fora. Vencer a morte e iluminar a escuridão não é uma tarefa fácil e poucos encontram o caminho para o sol. Dryca Lys

Dryca Lys
Dryca Lys, nasceu em 12 de abril de 1978 na cidade de São Paulo. É Artista, Jornalista e Pesquisadora Militante do Direito. Descobriu sua vocação para a escrita em 1986, quando escreveu o poema "Lira das Rosas".
Em cada verso, a pequena demonstrava a profundidade de sua inspiração.


Lira das Rosas
(Dryca Lys)




Sonhos que hoje estão desfeitos
nas ondas do mar.
Entre desgostos e melancolia tu ceifas
sonhos perdidos na areia, um dia foram perfeitos,
sigo a trilha do chorar
e enxergar te não posso, minha ninfa.



Vieste visitar me, musa minha
tua cândida face, como a neve.
Imagem tão bela suplica, contigo me leve.
Vieste ver me, vieste fazer me companhia.
Vieste pelo seio do ar,
vieste caminhando pelo mar.



Trouxeste minha doce inspiração
no rastro das estrelas, no teu esplendor
trouxeste alento ao meu pobre coração.
Fizeste florescer idéias esperançosas
mostrou me o verdadeiro significado do amor
fizeste me sonhar no caminho das rosas.



No reflexo da dor que causa me desgosto
na imensidão do caminho das flores
entre o perfume e as rosas, reflete, teu rosto
vejo um jardim que jamais existira
inclina, oh musa minha, teus ouvidos para minha lira.


Poema integrante da obra Espirito da Noite.

================================

Sua infância foi marcada pela felicidade familiar, mas sua adolescência foi conturbada e problemática. Encontrou na poesia o refúgio para suas angústias e dramas pessoais, escreveu seu primeiro poema aos 7 anos, em 1986. Em 1994 iniciou o curso, a contra gosto, de magistério.
Em 1995 ganhou o concurso de poesias da escola onde estudava.
Com um poema marcante sobre o, então, falecido professor Reginaldo. Com perfeição conseguiu extrair a dor da ausência e a não compreensão de uma morte tão prematura de um professor que cativou os alunos de todas as classes em que lecionou.
Em 1996 recebeu medalhas de honra ao mérito por ter ficado em terceiro e quarto lugar no mesmo concurso de poesias com os poemas Metamorfose Adolescente e Ondas da alma, que integram a obra literária Espírito da Noite.
Desde cedo, Dryca sempre demonstrou maturidade além da sua capacidade. E, também, passeou pelo cenário underground paulista. Sempre levada para o cultivo da cultura, em 1997 formou-se professora e iniciou cursos livres de teatro, cinema e televisão. Até iniciou estudos para ingressar na carreira militar neste mesmo periodo, mas percebeu que não seria feliz nesta escolha e desistiu.
Em 1997 participou do espetáculo Assim era o cinema: Teatro em Revista, com direção de Wilson Rodrigues. Também neste ano teve publicado seu artigo O dom supremo do amor pela Folha Universal.
Em 1998 já estava participando do elenco de apoio do projeto trash de José Mojica Marins, Zé do Caixão, pela Distak Produções, intitluado Agenda Negra. No mesmo ano também engajou-se na peça Os Peraltas do Circo, com direção de Félix Camargo.
Trupe Etc & Palco.
Mas o projeto não durou muito tempo e Dryca afastou-se do teatro. Em 2000, Dryca iniciou o técnico em Secretariado, iniciou sua carreira como professora no ensino público e entrou em, classificada em 3º lugar geral, Direito.
Em 2000 participou do programa Vj por um dia da MTV. Voltou a escrever novos poemas. O ano de 2000 foi o mais conturbado para Dryca, pois neste periodo ela fazia o curso de Secretariado pela manhã, lecionava na parte da tarde e a noite enfrentava o primeiro ano em Direito. Em 2002 e 2003 assessorou o estilista Daniel Cordeiro no evento InnovaModa. Em 2002 participou da seleção programa Popstar do SBT que formaria mais tarde o grupo Rouge.
Em 2003, teve o texto A insanidade do mau uso do poder publicado no jornal da faculdade e iniciou estágio profissional no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - Fórum Ruy Barbosa.
Em 2004, participou do programa Em busca da fama, da TNT América Latina, que estava vinculado ao projeto 48 horas.
No final de 2004 participou do primeiro evento cultural promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, com a exposição do poema Visão de Esplendor, que integra a obra Criança da Noite.
Em 2004 também iniciou estágio profissional na atual Defensoria Pública de São Paulo, antiga PAJ.
Em 2006 conheceu Nilton Oliveira, scouter da Mega Models e assessorou o amigo estilista Daniel Cordeiro, levando ao programa Mulheres exibido pela Gazeta, neste mesmo ano conheceu Mara Wittz.
Em 2008 trabalhou como professora de televisão e vídeo para a agência HDA Models, onde conheceu Helder Dias e pessoas maravilhosas.
Em 2009, após tomar ciência do problema de fraude no exame de ordem 2009.2, corajosamente agendou entrevista com o Ex Ministro e Renomado Jurista Arnaldo Süssekind, onde enfrentou vários contratempos e realizou a entrevista na residência deste Papa do Direito do Trabalho em Copacabana, Rio de Janeiro.
Em 2010 participou da platéia do programa do Jô (Globo) e do Formigueiro(Band).
Mantém o blog de Notícias Morango Ácido, onde além da função de redatora jornalista, que se tornou popular internacionalmente. Mantém o blog pessoal Dryca Lys, muito popular na Europa. E também mantém o fã blog Tropical GaGa que se tornou popular entre os little monsters do planeta.
Também foi convidada a escrever no blog da Rádio Vale do Acaí da bela Cidade Vale do Acaí e Poção em Pernambuco e foi convidada a escrever no blog Daz Loka, blog de moda que hospeda as criações de seu amigo Daniel Cordeiro.
Em 2015 estudou na Escola Wolf Maya em São Paulo, onde teve a oportunidade de ser dirigida por uma de suas inspirações na arte cênica televisiva Eliete Cigarini, também conheceu o Diretor de Teatro Marco Antonio Braz, que a contagiou com um interesse profundo por Nelson Rodrigues, e esta em projetos cinematográficos com o diretor de cinema Dimas Oliveira Junior, junto a Oficina de Artes Rosina Pagan. Onde foi responsável pela venda do filme Quero Dizer-te Adeus para a O2 Play.

Também participou no Programa Radar Paulista, em 2015, tendo a oportunidade de conhecer o Jornalista e Apresentador Renato Albuquerque.
Dryca Lys divide seu tempo com seu amor a Arte e sua paixão o Direito.

Também mantém seu perfil no twitter e é seguida por personalidades como Tom Cruise, Rodney Perry, Semi Precious Weapons, Lady Starlight, Lüc Carl, Fresno, Mara Wittz, Thatiana Martins, Greyson Chance, Marconi Perillo, ACM Neto, Mitchel Winehouse, Cazé entre outras personalidades.
Também é seguida por poetas, escritores, importantes revistas e blogs. E também é seguida por órgãos de defesa animal.

Prêmios

Em 1995 ganhou o Primeiro Lugar , com o Poema Soneto I, no Concurso de Poesias da EE Paulino Nunes Esposo
Em 2012 Participou do Prêmio Jabuti com a obra A Barca do Sonho.
Em 2014 recebeu o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil - Categoria: Personalidade do Ano em Comunicação - Destaque como Jornalista, escritora e colunista pela Associação Brasileira de Liderança, neste mesmo ato recebeu o título de Comendadora.
Em 2014 também recebeu o Prêmio Quality Gold - Profissional do Ano - como Jornalista, escritora e colunista - Segmento Jornalismo e Internet, pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração. 
Em 2015 ganhou Prêmio Águia Americana, Melhores do Ano Segmento Arte, pelo Instituto Nacional da Qualidade Social.


Literatura - Obra publicada.

Espírito da Noite - Editora Clube de Autores - Poesia
Criança da Noite - Editora Clube de Autores - Poesia
Sereníssima - Clube de Autores.- Poesia
Pedofilia: Mais que um delito, uma doença - Clube de Autores. - Direito Penal
A Barca do Sonho - Clube de Autores e Bookess editora - Poesia. (Disponível também na Livraria Cultura)
Dragão - Borboleta - Libélula - Editora Bookess - Ficção cientifica e fantasia.
Jesus: A poesia da Vida - Editora Clube de Autores - Poesia
A Era do Dia -Editora Bookess e Clube de Autores - Poesia
Dignidade da Pessoa Humana - Editora Clube de Autores - Jurídico
Campos de Trigo - Editora Clube de Autores - Poesia
Na Sombra de um Amor - Clube de Autores - Teatro
Parelheiros: Patrimônio Natural e Cultural de São Paulo - Scortecci Editora - Cultura, história e fotografia - Contou com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Antalogia Poética - Vivara Editora Nacional - Página 74 Poema Humanus.
Cavalo Branco Gato Negro - Editora Clube de Autores - Poesia


Literatura - obra inédita

1978 - Ficção
As Coisas Que Eu Não Sabia - Prosa
O Selo de Helena - Prosa
Equinócio Virgo Ariano - Roteiro Cinema
A Escuridão ao redor do Sol - Roteiro web série
Por Baixo da Minha Pele - Continuação das Coisas que eu não sabia.
Luz e Sombra - Roteiro para TV, com participação de Dimas Oliveira Junior
Arte é resistência - Roteiro para cinema - sobre a história de Dulcina de Moraes.
Amor... Tempo e espaço - roteiro audiovisual
Dona Lola - Roteiro audiovisual para tv.
Pedro do Brasil - Roteiro Audiovisual


Cinema

Agenda NegraDireção Rubens Esteban - Participação Zé do Caixão - Distak Roma Produções - 1997 - longa metragem

Quero Dizer-te Adeus - Direção Dimas Oliveira Junior - Rosina Pagan Oficina de Artes - 2015 - Pré Estreia Cinemateca Brasileira - longa metragem

A bondade de Judas - Direção Matheus Ávila - Direção de Fotografia Patricia Bernal - Academia Internacional de Cinema - 2016 - curta metragem

Leny Eversong - Um furação Vocal - Direção de Barbara Danielli - Oficina de Artes Rosina Pagan - 2016 - Estreia MIS - SP - curta metragem

Cravos Vermelhos - Personagem Dona Gina e produção - Direção Dimas Oliveira Junior - Oficina de Artes Rosina Pagan - 2016

O Mágico de Inox - Personagem Amália - Direção Dimas Oliveira Junior - Oficina de Artes Rosina Pagan - 2017

Zezé Gonzaga: A Afinação Máxima da MPB - Apresentadora - Direção Dimas Oliveira Junior - Oficina de Artes Rosina Pagan - Estreia MIS - SP - 2017 - curta metragem

Luz e Sombra - Roteiro - Oficina de Artes Rosina Pagan - em produção



Teatro 


Ruas de Filadélfia - Produção, roteiro e direção Dryca Lys - 1995/1996 - Escola Paulino Nunes Esposo

Um conto de fadas às avessas - Roteiro, Produção e personagem Lobo Mau - 1996 - Escola Paulino Nunes Esposo

Assim era o cinema: Teatro em Revista Direção Wilson Rodrigues - Personagem Maria das Batatas - Teatro Ruth Escobar - 1997

Peraltas do Circo  - Direção Félix Camargo -  Personagem Palhaço Pimpão - Distak Roma Produções - 1998

A Paixão de Cristo - O Espetáculo - Produção e atuação - Direção Luk Keven - CIA Teatral L.F Produções Artísticas. Atores e Modelos  - Teatro Bibi Ferreira - estreia Abril de 2017

Televisão

Castelo Ra Tim Bum - 1985 - Gazeta.
VJ por um dia - MTV - 2000
Em busca da Fama - TNT LA - 2004
Mulheres - Assessoria de Daniel Cordeiro - Gazeta - 2006
Platéia do Jô - Rede Globo - 2010
Platéia do Formigueiro - Rede Bandeirantes - 2010
Platéia do Jô - Rede Globo - 2011
Platéia do Faustão - Rede Globo - 2014
Platéia do Jô - Rede Globo - 2016


Eventos

InNova Moda - Assessoria ao estilista Nivaldo - 2002

InNova Moda - Assessoria e coordenação de passarela ao desfile Profusão da Sedução de Daniel Cordeiro - Centro Cultural de São Paulo - 2003

1º Festival de Talentos do TRT da 2ª Região - São Paulo - Expondo a poesia Visão de Esplendor - Fórum Ruy Barborsa - 2004

Prêmio Jabuti - Obra A Barca do Sonho - 2012

Lançamento do Livro Parelheiros: Patrimônio Natural e Cultural de São Paulo - CEU Parelheiros - 2015

Quero Dizer- Adeus - Pré Estreia - Cinemateca Brasileira - 2015

Bienal do Livro - Obra Parelheiros: Patrimônio Natural e Cultural de São Paulo - Anhembi - 2016

1ª Mostra do Projeto Memórias - Curta Metragem Leny Eversong - Pré-Estréia e organização do evento - Museu da Imagem e do Som de São Paulo - Dezembro/2016

2ª Mostra do Projeto Memórias - Organização do evento - MIS (Museus da Imagem e do Som) de São Paulo - 2017

3ª Mostra do Projeto Memórias - Organização do evento - MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, 2017

Conheça

 

Programa Radar Paulista 18h

Visitantes do mundo

Rádio Vale do Acaí

Conheça a Cia LF Produções Artísticas