Como existem muitos símbolos no vídeo ele merece uma segunda parte.
No pescoço de Katy Patra há um escaravelho alado, alusão ao deus Escaravelho Kepri, que representava o sol ao amanhecer e a saída do mundo inferior.
Também as dançarinas com cabeça de gato, tem no pescoço um tipo de tecido que lembra muito penas de pavão.
Na alquimia os pássaros representam a alma purificada e libertação dos sofrimentos terrenos.
No clipe vemos muitas imagens de pássaros nos acessórios, isto é uma alusão ao pássaro de Bá - para os egípcios representava a alma em seu estado essencial, purificada e abençoada pela vida após a morte. E os egípcios acreditavam que entre este mundo e o outro o passará Bá era encontrado.
Já os gatos considerados sagrados no Egito, por terem ajudado o povo a vencer os ratos que se proliferavam naquela época.
No sentido espiritual, a imagem dos felinos estava associada à Lua e protegia os partos e as mulheres grávidas de doenças e dos maus espíritos.
O fogo ali atras significa elemento ativo e masculino, simbolizando o processo dinâmico da transformação material e espiritual.
Em muitas culturas o fogo é visto também como meio de purificação.
A água representa o passivo e feminino. Carrega uma intensa força transformadora:
- Pode ser rápida e violenta como a tempestade;
- Pode ser sutil e vagarosa como o rio que corta o vale.
A tradição antiga egípcia descreve a água como o mundo antes da criação com um vazio cheio de água e repleto de potencial.
A cabeça de touro que esta no carro representa o deus persa Mitra, simbolo de virilidade masculina e força, associada a urgências e instintos dos seres humanos.
A lebre - coelho: simboliza a astúcia e artimanha. Na China acreditava-se que detinham o elixir da vida eterna.
Como se reproduzem com rapidez estão associados a fertilidade e promiscuidade.
O crocodilo representa o deus Sobek e simboliza decepção e perigos das águas.
A cabeça dos guardas azuis é verde. A cor verde representa abundância, vida nova e crescimento devido a ligação com a natureza. Porém também remete a morte e decadência. Alude diretamente a natureza poderosa e selvagem, que oras é cruel, oras é benevolente.
O furacão - O ciclone, para os índios da América do norte, era simbolo do poder imaculado do Grande Espírito.
Na Bíblia, os furacões representam a majestade divina e conectam a Terra e os céus.
Na imagem em questão Ísis abriu o portal que conecta o homem ao divino e demonstra sua soberania.
Conclusão
O clipe é recheado de símbolos do Egito antigo, como símbolos de várias culturas orientais. Conta a história de uma imperatriz que não é tão boa e que também não é tão má.
Conta a história do povo egípcio antigo e de como muitos se aproximavam querendo estabelecer aliança com o Egito e ter poder.
Porém é preciso entender que não se deve brincar com a magia e o desconhecido, pois as coisas podem sair do controle.
Mas algo também chama a atenção com relação ao nome da própria canção Dark Horse (Cavalo Negro). Uma vez que o Apocalipse fala de 4 Cavaleiros e um deles viria em um cavalo negro. Onde o negro denota obscuridade, peste e maldição e seu cavaleiro traz a balança num contexto de desigualdade e injustiça.
"E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão." Apocalipse 6:5
Talvez não nos demos conta que cada vez que nos rendemos ao orgulho e a maldade espalhamos o mau e criamos o caos.
Porém, atualmente, vemos a fome se espalhar pelo mundo. E não somente a fome por alimento que fortalece o corpo e a carne. Vemos a pessoas com fome de sentimentos verdadeiros. De relacionamentos reais. Com uma imensa fome de Amor, Bondade e felicidade.
Talvez estejamos tão cegos em meio a tanta evolução tecnológica e tanta falsa felicidade, que perdemos a nossa humanidade e nossa essência.
0 comentários:
Postar um comentário