![]() |
Antigo Folhetim sobre a inauguração do Teatro Santana na Rua 24 de maio em SP |
Nós não costumamos fazer um levantamento histórico de nossa cultura. Pois, no Brasil, não há um empenho real em construir as bases do futuro com o ensinamento que vem do passado. Um erro grave que nos condena a cometer sempre os mesmos erros.
![]() |
Mesbla 24 de maio |
Este ano, 2017, foi significativo para a Arte, uma vez que o SESC se empenhou em inaugurar o grande SESC 24 de maio, no local que abrigou a loja de departamento da MESBLA.
A maior e mais amada loja de departamentos do Brasil, depois do Mappin.
Porém ninguém contou que neste local havia um teatro. O Grande Teatro Santana, um local onde se realizavam grandes espetáculos na década de 20.
Inicialmente o Teatro Santana ( Theatro Sant'Anna) estava instalado na Rua Boa Vista no Centro de São Paulo, mas seu prédio foi demolido em torno de 1912 para que fosse construído um viaduto no local.
![]() |
Theatro Sant'Anna em 1910, sito à Rua Boa Vista |
O Teatro Santana foi inaugurado no século 19 e grandes espetáculos foram apresentados nele, se tornando um local bastante apreciado pela classe artística, mas com o advento da construção do Viaduto na Rua Boa Vista, o teatro foi transferido para a Rua 24 de Maio. Onde se tornou o local preferido da classe artística para apresentações, devido a facilidade de acesso ao local, naquela época. E o centro antigo de São Paulo ser a Broadway Brasileira nos anos 20.
A inauguração do Grande Theatro Sant'Anna aconteceu sob a regência da Companhia Italiana de Opereta Clara Weiss em 25 de abril de 1921, e depois teve seus dias de glória com a apresentação de grandes grupos da época como o de Palmira Bastos, Adelina Abranches, Amélia Rei Colação, entre outros.
A capacidade do local era de 1.336 pessoas. O Teatro Santana foi fechado definitivamente em 1957.
Era um prédio pequeno e elegante, com três bares. Sem fins lucrativos, era alugado por seus donos, o Conde Silvio Álvares Penteado e Armando Álvares Penteado, diretamente para as companhias teatrais, sem empresários.
Era um prédio pequeno e elegante, com três bares. Sem fins lucrativos, era alugado por seus donos, o Conde Silvio Álvares Penteado e Armando Álvares Penteado, diretamente para as companhias teatrais, sem empresários.
![]() |
Peças foram vendidas como sucata |
Durante o ano de 1957 a classe artística se uniu e protestou com o fechamento do local e lutou arduamente, porém sem sucesso, para a preservação do local.
Porém após uma longa batalha. Em 1958 o prédio do Teatro Santana foi completamente demolido e tudo que nele havia foi vendido como sucata.
Neste ano, 1958, começaram as obras para a construção da loja Mesbla 24 de maio. A cultura foi substituída pelo comercio em lojas de departamento, que era a nova febre que estava sendo importada do exterior.
A loja fez muito sucesso e se manteve por muito tempo no local, porém o costume do consumo brasileiro foi mudando e novas lojas começaram a se espalhar.
Construindo assim uma grande concorrência com a Mesbla e depois de longos anos vivendo no comércio a Mesbla fechou suas portas em 1999. E o prédio ficou fechado até o SESC adquiri-lo em 2001. Onde começou o planejamento e as projeções para construção do complexo SESC 24 de maio.
Desta maneira é preciso agradecer ao SESC pela iniciativa de revitalização de uma area que abrigou cultura e depois se tornou ponto comercial e agora, novamente, vem trazendo a cultura de volta ao local, horando assim a memória do Theatro Sant'Anna que viveu naquele local de 1921 à 1957.
Fonte das imagens e Pesquisa: Era um Vez em São Paulo - Estadão.
0 comentários:
Postar um comentário