![]() |
A S.O.P atinge milhares de mulheres |
A S.O.P. (Síndrome do Ovário Policístico) atinge milhares de mulheres. E causa desordem hormonal no corpo. O que causa diversos transtornos para as pacientes.
Por ser uma doença que os sintomas não são muito perceptíveis, dificilmente as mulheres percebem este mal.
![]() |
A prevenção é o melhor caminho |
A S.O.P "é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos. O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual. Em portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal. A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso. A portadora da síndrome ovula com menor freqüência e tem ciclos, em geral, irregulares. Calcula-se que a SOP afeta 20% das mulheres durante a fase de vida reprodutiva."¹
E é uma possibilidade para o aumento da massa corpórea feminina. O que nos leva a questão do sobrepeso e até da obesidade nas mulheres. Quebrando a ideia de que gordo é desleixado. Podem haver outros fatores que contribuem para que a pessoa ganhe peso e ela pode nem saber que tem o problema.
![]() |
A busca pelo diagnóstico precoce pode evitar problemas muito maiores |
A S.O.P ainda não tem suas causas muito conhecidas pela ciência. Porém se sabe que ela abala a auto estima da pessoa, causa o aumento de peso, queda de cabelo e muitos outro problemas.
É uma doença que possui tratamento. E que deve ser objeto de exames preventivos. O que pode aumentar a qualidade de vida das mulheres que são acometidas por este mal.
Alguns discordam se é uma característica genética, ou se a doença se desenvolve ao longo do tempo.
![]() |
Cuide-se. Seja gentil consigo mesma. |
Porém o melhor caminho é sempre a prevenção. E o que chama a atenção é que muitos médicos que tratam o problema da obesidade, principalmente em mulheres, sequer cogitam a possibilidade de sua paciente estar acometida pela S.O.P e assim programam longos tratamentos para perda de peso.
Porém não conhecem a causa do aumento de peso da paciente, o que pode causar uma série de transtornos e, o que é mais grave, pode abalar mais ainda a auto-estima fragilizada de sua paciente.
Além da constante pressão da obtenção do corpo perfeito e dessa busca desmedida da cultura fitness, que descarta outras condições que podem estar impedindo o emagrecimento saudável.
A pessoa acometida por este mal precisa de tratamento médico especializado e apoio de todos ao seu redor. Para que tenha uma vida saudavel e se recuperar com maior facilidade.
![]() |
Fonte: Gazeta do Povo |
Cuidar da saúde é fundamental. Porém o apoio consciente e o afastamento das formas de pressão estética pode auxiliar na qualidade de vida dos pacientes de S.O.P.
Fonte de pesquisa:
Imagens: Internet
0 comentários:
Postar um comentário